Texto por Colaborador: Redação 14/11/2023 - 02:41

Depois da derrota desoladora para o Stuttgart (1:2) no fim de semana, a insatisfação com as oscilações do Borussia Dortmund continua a crescer. Agora, o comentarista de TV Lothar Matthäus também se juntou aos críticos e não disse nada de bom sobre o BVB.

Liga dos Campeões ótima, Bundesliga ruim: foi assim que aconteceu no Borussia Dortmund nas últimas semanas. Enquanto o BVB mostrou fortes atuações na categoria rainha contra o Newcastle United, os Pretos e Amarelos cometeram um erro significativo no campeonato contra o Bayern (0:4), e no sábado houve uma derrota após um desempenho extremamente fraco no jogo fora de casa.

Mas por que o Borussia não tem consistência no seu desempenho? Lothar Matthäus tem uma suspeita. "Não é um time. Cada um joga por si", disse o comentarista de TV da "Sky" ao colocar o dedo na ferida.

“E, em última análise, o treinador tem de resolver este problema”, disse Matthäus num apelo ao treinador do BVB, Edin Terzic.

“Ele defende os jogadores externamente, o que é completamente normal. Porém, acho que internamente ele aborda as coisas que vimos muito nos últimos jogos”, suspeitou Matthäus.

O recordista nacional ainda relembrou no programa de TV Sky90: “Segundo suas próprias declarações, vocês entraram na corrida para serem campeões. Agora estão dez e onze pontos atrás do Leverkusen e do Bayern.”

Na verdade, a diferença para o Bayern após 11 jogos é de 8 pontos - para o Bayer até 10. Com a derrota mais recente, o BVB até saiu da classificação da Liga dos Campeões. “Na Bundesliga eles conseguiram mais pontos do que o seu desempenho realmente merecia”, diz Lothar Matthäus. A equipe de Edin Terzic poderia ficar ainda pior se tivesse menos sorte nos jogos.

"Perder por 4-0 para o Bayern de Munique no seu próprio estádio: isso é muito alto. Mas também poderia ter sido 8h ou 8h1. Eles não estão funcionando como uma equipe no momento.”

Segundo Matthäus, o BVB não está cumprindo o seu potencial: o treinador tem que resolver este problema

Afinal: teoricamente existe potencial no BVB. “São todos jogadores nacionais. Eles não se tornaram jogadores nacionais porque têm um bom corte de cabelo ou estão bem vestidos, mas porque podem jogar um bom futebol. Mas eles não estão mostrando isso em campo no momento. E, em última análise, o treinador tem que resolver este problema.”

Por fim, Matthäus deu uma dica ao BVB: “Na minha época, quando as coisas não iam bem, havia reuniões de equipe, às vezes sem treinador e apenas entre os protagonistas, nas quais acordávamos uns aos outros. Falando francamente, jogando tudo fora, é isso que tem que acontecer agora.”