Texto por Colaborador: Redação 30/01/2024 - 00:40

O Borussia Dortmund está atualmente em ascensão. No entanto, há especulações sobre o técnico do BVB, Edin Terzic, que o comentarista de TV Mario Basler alimentou ainda mais.

Três vitórias consecutivas, sem perder os últimos cinco jogos, recuperando a vaga de qualificação para a Liga dos Campeões: pode ser tudo sol e rosas no Borussia Dortmund. Se não fosse pelo tema Edin Terzic. Após a fraca primeira metade da temporada, o treinador foi duramente criticado e ainda hoje há vozes que não acreditam que Terzic ainda tenha uma longa meia-vida no BVB. Como Mário Basler.

Em seu podcast com o sugestivo nome "Basler ballert", ele confirmou que o time preto e amarelo estava "muito bem" no momento, mas o ex-profissional da Bundesliga e atual comentarista de TV atribuiu a atual recuperação mais à instalação dos dois Assistentes técnicos Nuri Sahin e Sven Bender.

Desde que os dois estiveram lá, “as coisas têm corrido bem em Dortmund”, disse Basler. Para ele é um “fato” que pelo menos Sahin também foi contratado pelos dirigentes do BVB porque também poderia ser o treinador principal. Mas do ponto de vista do especialista, Terzic não precisa se preocupar apenas com Sahin.

"Agora novos treinadores estão voltando ao mercado. Um treinador está se demitindo do Barcelona. Isso é certamente interessante se você pode ser treinador na Bundesliga, porque Xavi também pode ter conversado com [Xabi] Alonso. Alguém está demitindo-se no Liverpool [Basler diz Jürgen Klopp/d.Red.]. [Julian] Nagelsmann estará livre no verão", calculou Basler e acrescentou claramente: "Vou continuar, não importa como termine esta temporada. Acredito que depois da temporada em Dortmund veremos um novo treinador."

Basler: Este treinador poderia contratar o BVB

Uma das razões para isso, segundo Basler: Terzic não foi questionado se gostaria da ajuda de Sahin e Bender. O homem de 41 anos estava perdido e não conseguia fazer isso sozinho. "Ele precisa de dois ao seu lado e é por isso que eles os deram a ele. É por isso que acho que algo vai acontecer durante as férias de verão."

No entanto, as declarações sobre Sahin e Bender são especulações de Basler. Em vez disso, diz-se oficialmente que a dupla foi trazida a pedido expresso de Terzic.

Basler também poderia apenas especular sobre quem poderia suceder Terzic no BVB, que na verdade ainda tem contrato até meados de 2025.

"Não acredito em Klopp agora. Acredito em Julian Nagelsmann. As pessoas tentaram contatá-lo antes da seleção nacional ligar", continuou o profissional de 55 anos. O contrato de Nagelsmann expira após o Campeonato Europeu, no verão. Aí o atual treinador alemão ficaria livre para novas tarefas.

Por último, mas não menos importante, o referido Sahin também é “uma possibilidade”. O retorno do ex-profissional do BVB como treinador adjunto "falaria ainda mais fortemente sobre o que fizemos durante as férias de inverno. Que teria sido planejado com muita antecedência".

Para Basler, uma coisa é certa: "Acredito que precisamos de outro treinador. Nagelsmann estava em discussão no Borussia Dortmund. Acho e acho que Julian se encaixaria bem lá também".