Texto por Colaborador: Redação 31/08/2024 - 00:00

Desde 1º de julho de 2024, ele dá o tom no departamento juvenil do BVB. Thomas Broich (43) seguiu os passos de Lars Ricken (48), que foi promovido a diretor-gerente de esportes do Borussia Dortmund. O ex-profissional deverá garantir que os talentos do Sub-19 passem para jogadores licenciados.

Em entrevista ao site oficial do clube, Broich fala sobre os planos e conceitos do BVB no setor juvenil. “O desejo explícito de Lars Ricken é que os rapazes da sua área de base, ou seja, dos Sub-9, Sub-10 ou Sub-11, cheguem à Liga dos Campeões”, revela o homem de 43 anos. Mas não apenas como jogador do time, mas como regular, enfatiza Broich.

O foco no conceito de jogo está, por um lado, nas componentes técnicas, sublinha o responsável do departamento de juniores, “ou seja, quais as competências que os rapazes têm com a bola”. Por outro lado, a compreensão do jogo também é promovida. O objetivo é ter “muita posse de bola com enorme qualidade técnica, mas também com potência e dinamismo em direção à baliza”. Broich resume: “Trata-se de ter essa ganância contra a bola”.

Neste verão, vários grandes talentos viraram as costas ao preto e amarelo. Youssoufa Moukoko (19/empréstimo com opção para o Nice), Paris Brunner (18/permanente para o AS Monaco), Tom Rothe (19/permanente para o Union) e Soumaila Coulibaly (20/empréstimo para o Brest) deixaram o BVB. O atacante sub-19 Julian Rijkhoff (19) mudou-se para o Ajax no inverno. Mas as carreiras de Jude Bellingham (21), Jamie Gittens (20) e Jadon Sancho (24) mostram que existe outro caminho. “Somos um dos principais clubes de lá. “Deve continuar assim”, confirmou recentemente o técnico Nuri Şahin (35).

Parte do conceito passa também por utilizar jovens profissionais do Sub-19 na 3ª divisão. No fim de semana passado, Almugera Kabar (18), Cole Campbell (18) e Kjell Wätjen (18) empataram em 1 a 1 para os Sub-23, em Rostock. “Queremos levá-los ao próximo nível o mais cedo possível”, diz Broich. Não há “nada melhor do que jogar futebol masculino nesta idade”. Só isso é “um jogo completamente diferente em termos de todo o atletismo”. Em jogos como este, os jovens jogadores “desenvolveram um nível completamente diferente de resiliência e resistência”. Broich está convencido: “Os jogadores se beneficiam imensamente com isso”.

 

via bvbwild