Texto por Colaborador: Redação 06/11/2023 - 01:00

Os Sub-19 do Borussia Dortmund tiveram uma excelente temporada até agora na A-Jugend-Bundesliga Oeste. Depois de nove vitórias em nove jogos, os jovens jogadores alvinegros estão sozinhos na liderança da tabela com 27 pontos e um excelente saldo de gols de 28. Mas uma lesão grave ofusca agora o alto voo auri-negro.

Na confiante vitória por 4 a 0 sobre o Fortuna Düsseldorf, o zagueiro Filippo Mané caiu no chão gritando de dor aos 65 minutos, após um duelo aparentemente inofensivo, e foi tratado por alguns minutos. A rótula do capitão do BVB saltou e ele teve que ser substituído, lesionado com um joelho fortemente enfaixado.

“Temos que esperar por mais investigações para podermos dizer exatamente por quanto tempo Filippo Mane ficará afastado”, disse o técnico Sub-19 do BVB, Mike Tullberg, ao Ruhr Nachrichten após o jogo. “Mas ele definitivamente não poderá jogar este ano, isso já está claro.”

O ano futebolístico de 2023 já acabou para o italiano, que se transferiu da Sampdoria Genoa para o BVB em janeiro de 2022. O defensor de 1,88 metros de altura “não conseguirá ser substituído”, afirmou Tullberg.

Não é à toa que o técnico do BVB chama seu protegido de “um verdadeiro zagueiro” com uma piscadela, segundo seu próprio depoimento. Isso porque Mané gosta de defender. A ausência prolongada do italiano é, portanto, “uma perda amarga” para os jovens jogadores do BVB, disse o treinador.

Sob a liderança de Mane, a defesa do BVB tem sido à prova de bombas até agora. A equipe sofreu apenas dois gols em nove jogos: um número marcante que ofusca até o atual bom trabalho defensivo dos profissionais.

Resta saber se o campeonato sub-19 do BVB estará agora em perigo devido à grave lesão do seu líder. O que está claro, porém, é que Filippo Mané enfrenta agora um longo período de sofrimento, do qual se espera que o jovem saia mais forte.

A lesão grave não é o primeiro momento amargo na carreira do talento defensivo do BVB. Nas quartas de final da Liga Juvenil contra o Hajduk Split, em março de 2023, Filippo Mané mostrou nervosismo na disputa de pênaltis e errou. O BVB estava fora do jogo - e Mané ficou com o coração partido. (via Ruhr24)