Texto por Colaborador: Redação 26/11/2023 - 12:00

Face às contínuas críticas ao assistente de vídeo (VAR), Hans-Joachim Watzke apelou a melhorias e anunciou uma reformulação.

“Se o VAR quer ter futuro, temos que controlá-lo”, disse o diretor-gerente do Borussia Dortmund no domingo, na assembleia geral anual do clube em Westfalenhalle.

O VAR é “um tema difícil. Trataremos do tema com mais intensidade em janeiro”, disse o chefe do conselho fiscal da Liga Alemã de Futebol (DFL). Watzke também se referiu às suas próprias experiências em seus comentários. No jogo da segunda eliminatória do BVB da Taça DFB frente ao Hoffenheim (1-0), por exemplo, não houve provas de vídeo: “Senti-me um pouco mais libertado”, sublinhou o cartola de 64 anos.

Recentemente, tem havido críticas claras ao papel do assistente de vídeo por parte de vários setores. Há algumas semanas, o porta-voz do conselho do Eintracht Frankfurt, Axel Hellmann, chegou a pedir uma abolição parcial. A Federação Alemã de Futebol (DFB) testou a inclusão de ex-profissionais da “Adega de Colônia” em dois jogos da segunda divisão no último fim de semana para possivelmente melhorar o VAR.