Texto por Colaborador: Redação 28/07/2024 - 12:48

Felix Zwayer não arbitra um jogo do Borussia Dortmund desde 4 de dezembro de 2021. Naquela noite de sábado, o árbitro causou descontentamento a todos de preto e amarelo durante a derrota do BVB por 3 a 2 para o Bayern. Agora nada impede de vê-lo novamente.

Em uma entrevista dupla com Kicker, o ex-chefe do árbitro Lutz Michael Fröhlich e seu sucessor Knut Kircher foram questionados se Felix Zwayer iria arbitrar jogos do BVB novamente no futuro. “Inicialmente fizemos questão de não utilizar o homem de 43 anos em jogos envolvendo o Dortmund”, explicou Lutz Michael Fröhlich. “Mas já faz algum tempo que não é uma necessidade para nós.”

O novo chefe da arbitragem, Knut Kircher, acrescentou: "E isso também não terá qualquer papel para nós no futuro." Felix Zwayer já havia arbitrado três jogos no Signal Iduna Park durante o Campeonato Europeu - no futuro ele poderia jogar lá novamente se o time da casa for aurinegro.

À medida que a entrevista continuava, Knut Kircher disse que “não tinha nenhuma dúvida” sobre a integridade de Felix Zwayer. E ainda: “O caso dele foi encerrado nos termos do direito civil e do direito desportivo, então o capítulo está encerrado para mim. Todos em nossa sociedade devem ter essa chance.”

O pano de fundo é que Felix Zwayer foi condenado a uma suspensão de seis meses após o escândalo de apostas de Robert Hoyzer. Dez anos depois, o Die Zeit revelou que o berlinense inicialmente não relatou “viciação de resultados de que tinha conhecimento” e teria aceitado dinheiro de Robert Hoyzer.

Segundo Robert Hoyzer, teria rondado os 300 euros. Felix Zwayer continuou a negar ter aceitado qualquer dinheiro, embora o processo já estivesse concluído há muito tempo. Independentemente disso e novamente alguns anos depois: quando o BVB enfrentou o FC Bayern em 4 de dezembro de 2021, ele irritou dirigentes, jogadores e torcedores do Dortmund por causa de polêmicas decisões de pênaltis em favor dos campeões  de Munique.

Jude Bellingham disse depois sobre Felix Zwayer: “Você deixou um árbitro que já adiou um jogo antes apitar o maior jogo do futebol alemão. O que você espera então?” Esta afirmação custou ao então profissional do BVB uma multa de 40.000 euros.

E o diretor-gerente Hans-Joachim Watzke exigiu: “Seria certamente melhor para todos os lados se a DFB decidisse não deixá-lo arbitrar mais jogos do BVB por enquanto”.

Na verdade, Felix Zwayer não foi mais escalado para jogos com participação do BVB. A razão apresentada pelo seu patrão Lutz Michael Fröhlich na altura foi: “Se notarmos que há mais incidentes entre um clube e um árbitro, então não o nomearemos mais para o clube”.

No início de janeiro de 2022, o polêmico árbitro finalmente anunciou que faria uma pausa no futebol profissional. Ele relatou forte hostilidade nas redes sociais e uma ameaça de morte e afirmou que queria lidar com a situação.

Um mês depois, Felix Zwayer voltou a campo pelo Hannover 96 em um jogo da segunda divisão. Entretanto, as coisas acalmaram entre ele e os responsáveis do BVB após várias discussões esclarecedoras.

“Se condições como a disponibilidade dos árbitros, por exemplo, falassem a favor da designação de Felix para um jogo do Dortmund, eu também o faria”, explicou o então chefe da arbitragem Lutz Michael Fröhlich em fevereiro de 2022.

E Felix Zwayer garantiu que nunca teve problemas com o BVB: “É claro que sei que nem todo torcedor vai bater palmas se eu for designado para um jogo do Borussia novamente”, disse ele. “Mas posso garantir: para mim seria um jogo como qualquer outro.”

Não houve mais participações em jogos envolvendo o Dortmund nos dois anos e meio seguintes. Agora, o novo chefe da arbitragem, Knut Kircher, abriu um pouco mais as portas para o reencontro explosivo.

via RUHR24