Reprodução Magenta SportOs extensos tempos de acréscimo registrados nas primeiras rodadas da segunda divisão alemã geraram polêmica entre os espectadores. O responsável pela arbitragem no país saiu em defesa das novas regras implementadas.
Quando os quarto árbitros exibiram as placas com o tempo adicional nas duas primeiras jornadas da nova temporada da 2. Bundesliga, muitos torcedores ficaram surpresos. Frequentemente, os minutos mostrados chegavam a dois dígitos – a duração inflada dos acréscimos chegou a lembrar as controvertidas extensões das partidas da Copa do Mundo de 2022, no Catar.
Por trás das recentes mudanças existe um plano bem estruturado elaborado pelos dirigentes da arbitragem da DFB (Federação Alemã de Futebol) e pelos responsáveis da Liga Alemã de Futebol (DFL). Knut Kircher, chefe dos árbitros, esclareceu todas as questões sobre os novos critérios de acréscimo pouco antes do primeiro fim de semana oficial das principais equipes alemãs.
Kircher defende as alterações nos acréscimos
Kircher explicou que, com uma média de 5 minutos e 17 segundos de tempo adicional por etapa até agora nesta temporada, não se está jogando muito mais do que na temporada anterior, quando esse valor ficou em 4 minutos e 26 segundos. "Portanto, não é uma quantidade exorbitantemente maior, mas existe uma variação que pode chegar a onze, doze minutos", declarou o diretor-executivo da GmbH dos árbitros na terça-feira.
Os motivos para a reorientação dos acréscimos estão na melhoria da precisão. Para gols e janelas de substituições são previstos 30 segundos cada. Interrupções por lesão, paradas do VAR e outras pausas mais longas, como aquelas causadas por fogos de artifício ou condições climáticas, são registradas em tempo real. Um assistente de vídeo deve documentar todas as interrupções e repassá-las ao árbitro em campo.
"Havia a crítica e a percepção dos clubes de que não estava sendo aplicado de forma uniforme", explicou Ansgar Schwenken, diretor da DFL. "Queríamos aperfeiçoar isso para criar maior confiabilidade para os clubes." Kircher acrescentou que o tempo líquido de jogo provavelmente aumentará um pouco, mas esse "não é o primeiro objetivo", reforçou: "Primordialmente, trata-se de compreensibilidade, transparência e previsibilidade."
Outras inovações na Bundesliga e segunda divisão
Além dos novos acréscimos, torcedores e jogadores devem se adaptar a diversas outras novidades nas ligas profissionais alemãs. Nesta temporada será utilizada pela primeira vez a detecção semiautomática de impedimento, que exige a instalação de onze câmeras adicionais em cada estádio. "É uma simplificação significativa para os árbitros e assistentes. Um centímetro de impedimento continua sendo impedimento", afirmou Schwenken.
Além disso, haverá pela primeira vez anúncios generalizados dos árbitros após decisões do VAR – na segunda divisão somente a partir da nona rodada, por razões organizacionais. Adicionalmente, serão utilizadas câmeras nos árbitros (referee cams) em 20 a 50 partidas das divisões superiores.
Setenta minutos antes de cada jogo haverá um diálogo chamado "handshake" entre o árbitro e os treinadores das equipes envolvidas, que segundo Kircher serve para "esclarecer certas expectativas e questões em aberto".
23/01
09:59
Três clubes ingleses acompanham Felix Nmecha e BVB traça plano para negociações
23/01
09:48
Lars Ricken comenta especulação sobre interesse do BVB em Kaua Prates
23/01
09:00
Alvo do BVB, Giovane deve seguir na Itália e acertar com o Napoli
23/01
03:30
Borussia Dortmund segue em posição sólida no ranking dos clubes mais ricos do mundo
23/01
02:00
Baumgart não entende críticas ao Dortmund: "Uma das melhores equipes que enfrentaremos"
23/01
01:00
Duranville deixa Borussia Dortmund e é emprestado ao Basel em busca de sequência
22/01
11:00
Quinten Timber deve recusar o BVB e encaminha transferência para a França
22/01
10:25
BVB acompanha joia brasileira e observa próximos passos na Croácia
22/01
10:00
Imprensa aponta falhas recorrentes e questiona nível do elenco do BVB
22/01
09:44
Hummels critica expulsão no jogo do BVB e cobra revisão das regras
22/01
05:00
Watzke aposta em nova fase de instabilidade do Bayern
22/01
04:00
Negociação com Nmecha: BVB define cronograma para renovação
22/01
03:00
Dortmund busca blindar jovem promessa Kaba
22/01
02:00
Julien Duranville perto de deixar o BVB: transferência para o Basel está encaminhada
21/01
11:00
BVB vê Premier League observar Felix Nmecha para o próximo verão
21/01
10:30
Concorrência inglesa: Fulham intensifica interesse em Oscar Bobb, alvo do BVB
21/01
10:00
“Fracasso total” em Londres: Hummels faz críticas duras ao BVB após derrota para o Tottenham
21/01
09:42
Imprensa critica atuação do BVB após derrota para o Tottenham: “Assustador em intensidade e desarmes”