Texto por Colaborador: Redação 03/11/2023 - 11:00

Borussia Dortmund e Bayern de Munique vão se enfrentar pela 109ª vez na Bundesliga. Aqui estão os fatos sobre o grande jogo no Signal Iduna Park, neste sábado.

Perspectiva: Ambas as equipes seguem invictas nesta temporada. O Bayern começou com sete vitórias e dois empates e está na segunda colocação, com 23 pontos; Dois pontos e dois lugares atrás deles estão o BVB (seis vitórias e três empates), que ultrapassaria os bávaros com uma vitória.

História: Este será o 43º confronto entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique nos últimos 13 anos. Além dos 26 jogos da Bundesliga, houve sete confrontos da taça (incluindo três finais), oito jogos da Supercopa e, o destaque, a final da Champions League de 2013. O Borussia venceu 13 desses jogos e o Bayern de Munique 25. A última vitória do Dortmund frente ao Munique remonta a 3 de agosto de 2019 (2-0 na Supercopa graças a gols de Alcácer e Sancho), enquanto a última vitória na Bundesliga remonta a 10 de novembro de 2018 (3-2, com Marco Reus a marcar um gol e Paco Alcácer a marcar o gol da vitória).

Em casa e fora: O BVB está invicto há 26 partidas no Signal Iduna Park (20 delas na Bundesliga) e marcou pelo menos um gol em cada um dos últimos 56 jogos do campeonato em casa. O Bayern venceu cinco de seus seis jogos fora de casa na Bundesliga nesta temporada.

Confronto direto: Em partidas disputadas em Dortmund entre as duas equipes, o BVB saiu na frente 16 vezes, enquanto o Bayern venceu 18. Os 20 jogos restantes terminaram empatados. O BVB não foi derrotado em casa mais vezes por nenhum outro adversário. O Borussia não conseguiu marcar um gol contra o Bayern em 32 ocasiões na Bundesliga - mas, inversamente, nenhuma outra equipe conseguiu manter uma folha limpa contra o Bayern mais vezes do que o BVB (22 folhas limpas).

Estatística: O Borussia venceu cinco dos últimos seis jogos no campeonato, está invicto em 17 jogos nesta temporada e na última e tem cinco pontos a mais do que no mesmo ponto da temporada passada (16). O Bayern entra em campo só depois de não ter marcado num dos seus últimos 124 jogos na Bundesliga, para não falar de uma série de três vitórias e com mais sete pontos do que nas primeiras nove jornadas da época passada.

Nomes: Mats Hummels está prestes a sua 28ª aparição no Der Klassiker e pode empatar com o recordista Michael Zorc. Oliver Kahn está empatado com Hummels no segundo lugar (27 jogos). Marco Reus anotou 19 pontos (doze gols e sete assistências) em 33 partidas contra o Bayern de Munique. Manuel Neuer sofreu oito golos ao Reus (sete na Bundesliga, um na Supercopa) - apenas Cristiano Ronaldo (dez) marcou mais frente a Neuer.

Maior vitória em casa: Remonta a 3 de Junho de 1967. O Borussia triunfou por 4 a 0 no Rote Erde Stadion, com dois gols de Lothar Emmerich e Reinhold Wosab. (Via BVB)