Texto por Colaborador: 01/04/2019 -

Coluna do Pedro - Pela 27 a rodada da Bundesliga, o Borussia Dortmund enfrentou o Wolfsburg no Signal Iduna Park e conseguiu uma vitória suada no final da partida. O time aurinegro encontrou dificuldades para finalizar no gol defendido pelo belga Casteels. Grande parte dessa dificuldade veio em função da ausência do meia- atacante Marco Reus que foi liberado para acompanhar o nascimento de sua primeira filha.

A classificação antes da partida mostrava Bayern de Munique e Borussia Dortmund empatados em pontos, mas os bávaros tinham vantagem no saldo de gols. O time de Munique visitou o Freiburg e, logo no começo do jogo, tomou um gol do atacante Höler. O resultado parcial foi informado no Signal Iduna Park e a torcida foi ao delírio.

O time do Borussia encontrou uma equipe muita fechada. Principalmente no final de cada um os tempos, os mandantes encurralaram o Wolfsburg que se defendia com uma linha de cinco na zaga, três homens guardando a defesa e Weghorst e Klaus pressionado o passe dos volantes do Dortmund.

O problema é que os mandantes não estavam conseguindo finalizar. O time de Dortmund só chutou cinco vezes no gol, já que os visitantes se fechavam de maneira eficaz. Com um primeiro tempo morno e já sabendo que o Bayern tinha empatado com gol de Lewandowski, a equipe aurinegra se lançou ao ataque na etapa final.

A partida já estava quase decidida. O empate parecia inevitável, até que Paco Alcácer cavou uma falta na entrada da área aos 45 minuto do segundo tempo. Com colaboração da barreira e do goleiro, o espanhol marcou com um chute potente. Nos acréscimos, o próprio Alcácer recebeu um belo passe de Jadon Sancho e fechou o placar. O Borussia conseguiu a combinação que precisava, uma vitória e um tropeço do Bayern.

Com os resultados, os aurinegros voltaram à liderança da Bundesliga. Agora estão com 63 pontos, enquanto os bávaros ocupam a segunda colocação com 61 pontos. A próxima partida é decisiva. Bayern e Borussia se enfrentam na Allianz Arena pela 28 a rodada da Bundesliga. Se por um lado o Bayern tem um ponto negativo porque joga pela DFB Pokal no meio da semana, o Borussia também tem o retrospecto nada positivo. Nos últimos cinco clássicos, os aurinegros venceram apenas um, fato que ocorreu nessa temporada inclusive.

O confronto entre as duas melhores equipes do campeonato alemão promete muito. Do lado de Dortmund, pode-se observar a volta de Marco Reus, um dos principais nomes do BVB na temporada, o jovem Sancho que lidera a lista de assistências no campeonato, mas também os possíveis desfalques de Diallo e Hakimi que saíram lesionados no jogo contra o Wolfsburg. Do lado de Munique pode-se observar a presença do artilheiro do campeonato, Robert Lewandowski, e também o fato de que a zaga bávara é uma das melhores na Alemanha.

Agora na liderança, o BVB pode fazer um jogo mais burocrático na Allianz Arena. É inviável se defender o jogo inteiro contra uma equipe poderosa como o Bayern, mas também não é inteligente se lançar ao ataque e abrir espaço para o meio-campo talentosíssimo do mandante. O que pode ser feito por Lucien Favre é tirar vantagem do fato que o Bayern irá jogar pressionando os visitantes em busca da vitória. Com jogadores velozes como Reus, Sancho e Guerreiro, o Borussia podem se aproveitar de contra-ataques fulminantes.

Por Pedro Henrique Oliveira / Contato: Twitter @pe_oliveira99