Texto por Colaborador: Redação 11/02/2025 - 18:45

Graças a Serhou Guirassy, o Borussia Dortmund pode sonhar em chegar às oitavas de final da Liga dos Campeões.

O atacante fez a diferença na vitória por 3-0 (0-0) no duelo de ida dos play-offs, no campo do Sporting Lisboa, e deu ao BVB uma posição inicial extremamente confortável para o confronto de volta, na quarta-feira, da semana que vem. 

Guirassy (60º) marcou primeiro e depois deu assistência para Pascal Groß (68º) fazer o 2 a 0. Karim Adeyemi (82º) fechou o placar. Niko Kovac comemorou sua primeira vitória como treinador do BVB. Espera-se que o experiente croata ajude a salvar a fraca temporada do Dortmund até agora. Para isso, ele escolheu uma abordagem defensiva na terça-feira - com sucesso: pela primeira vez desde o final de novembro, o Dortmund permaneceu sem gols.

O Sporting, que inicialmente jogou sem seu principal atacante lesionado Viktor Gyökeres, inicialmente parecia mais determinado. Mas, no geral, o BVB deu poucas chances aos portugueses, e os torcedores inicialmente entusiasmados no Estádio José Alvalade XXI mal podiam ser ouvidos no final.

BVB começa cauteloso

Kovac havia estabelecido um "bom resultado para a partida de volta" como meta e, para alcançá-lo, o BVB teria que aproveitar melhor suas chances do que fez recentemente contra o Stuttgart. O único inconveniente: foi somente aos 38 minutos que Jamie Gittens fez seu primeiro chute de longa distância após um esforço individual, caso contrário, o Sporting causou mais impacto em um jogo desarticulado. A equipe de Lisboa teve pouca dificuldade com a construção lenta do jogo do Dortmund, e os portugueses também combinaram com mais confiança.

Maximiliano Araujo (15º) acertou o travessão de longe, e o goleiro Gregor Kobel teve que intervir várias vezes. Os torcedores do Dortmund, que já haviam entrado no clima sob o sol da tarde na capital lusitana, não se incomodaram com o desempenho sóbrio do time. No nível superior, eles aplaudiram e torceram pelo BVB.

BVB melhora após o intervalo

Somente depois do intervalo eles viram algo positivo. O BVB aumentou um pouco o risco e tentou atrapalhar os portugueses no seu campo. Isso teve efeito: Karim Adeyemi (55º) desperdiçou após um forte ataque contra Rui Silva.

O Dortmund agora era superior e conquistou inúmeras bolas paradas, mas repetidamente ficou preso na defesa de Lisboa na hora de finalizar. O Sporting respondeu substituindo o seu atacante Gyökeres, que entrou em campo sob os aplausos aos 59'. Logo depois, Guirassy marcou após cruzamento de Julian Brandt.

O gol deu ao Dortmund uma notável sensação de segurança, eles defenderam sua liderança resolutamente e dificilmente permitiram que Gyökeres e companhia se desenvolvessem. Em vez disso, o BVB aumentou sua vantagem: Groß cruzou decisivamente de Guirassy para a linha, marcando seu primeiro gol competitivo pelo Dortmund.

Com a liderança conquistada, a equipe de Kovac recuou um pouco e administrou o resultado com habilidade. Adeyemi completou um contra-ataque brilhante na fase final.

 

FICHA & CURIOSIDADES

Categorias

Ver todas categorias

Kovac é uma boa escolha para o BVB?

Sim

Votar

Não

Votar

229 pessoas já votaram