Texto por Colaborador: Redação 12/01/2026 - 03:00

A ascensão de talentos no BVB enfrenta dificuldades significativas. Análise dos elencos das últimas temporadas revela números preocupantes.

Sebastian Kehl enfatizou no centro de treinamento: o BVB não pretende abandonar seus objetivos com os jovens talentos nesta temporada. No entanto, a impressão deixada na última janela de transferências é outra. Cole Campbell deixou o clube. Julien Duranville também quer partir, aparentemente porque Niko Kovac raramente escala jogadores jovens. Mas será mesmo assim? Uma investigação mostra: Dortmund corre o risco de ter a pior temporada nesse aspecto em mais de 10 anos.

Com base nos dados do transfermarkt.de, foram analisados os elencos do BVB desde a temporada 2014/15. A pesquisa incluiu todos os jogadores que tinham no máximo 21 anos no início da temporada e participaram do elenco profissional pelo menos uma vez.

O foco foi: quantos fizeram parte do elenco e quantos minutos eles acumularam. O resultado é desanimador – especialmente porque o diretor-executivo Lars Ricken estabeleceu como meta integrar novamente as categorias de base do BVB aos profissionais de forma mais forte.

Sete jogadores sub-21 entraram em campo pelos profissionais do BVB nesta temporada

Antes da 17ª rodada da Bundesliga, sete atletas sub-21 estiveram nos elencos desta temporada: Aaron Anselmino, Almugera Kabar, Filippo Mane, Jobe Bellingham, Julien Duranville, Cole Campbell e, desde o empate emocionante do BVB contra o Frankfurt, Mussa Kaba.

Nos últimos dez anos, o menor número foi de oito (2015/16) e o máximo chegou a 21 jovens (2021/22) que estiveram no elenco ao final das respectivas temporadas. Como a temporada 2025/26 ainda está em andamento, Kovac pode superar o recorde negativo se convocar, por exemplo, Mathis Albert ou Samuele Inacio.

1.777 minutos: jogadores sub-21 do BVB tiveram menos tempo desde Klopp

Quanto ao tempo em campo, há risco de bater o recorde negativo dos últimos dez anos. Somados, os jogadores sub-21 acumularam 1.777 minutos na temporada atual. Em 2014/15, eles jogaram apenas 1.442 minutos até o fim da temporada. A provável razão: a última temporada sob a lenda Jürgen Klopp foi marcada por uma crise esportiva e ofereceu pouca base para o desenvolvimento de talentos.

Para comparação: os jovens do BVB receberam pelo menos 6.328 minutos (2023/24) em todas as outras temporadas desde então. O recorde (15.075 minutos) foi alcançado em 2020/21, graças a nomes como Erling Haaland, Jadon Sancho e Jude Bellingham. Apesar de talentos promissores como Jobe Bellingham ou Aaron Anselmino, esses números dificilmente serão alcançados na temporada atual.

O projeto de Lars Ricken para o BVB corre risco de fracassar

Com tão pouco tempo de jogo, fica difícil para os talentos se firmarem. O objetivo de Lars Ricken de revelar novamente um verdadeiro "garoto de Dortmund" – desde a base até os profissionais – também corre risco de não se concretizar.

A virada pode vir com Mussa Kaba. O volante de 17 anos e Almugera Kabar são os únicos jogadores sub-21 que passaram quase toda a formação no BVB. Segundo informações apuradas, Mussa Kaba pode assumir um papel maior entre os profissionais a partir do verão.

De modo geral, a tendência desde o centro de treinamento de inverno caminha para promover mais as categorias de base entre os profissionais. Niko Kovac levou três jogadores sub-18 para Marbella: Mussa Kaba, Mathis Albert e Samuele Inacio.

"Os três fizeram muito bem", elogiou o treinador do BVB na coletiva de imprensa antes do jogo contra o Frankfurt. Mussa Kaba foi incluído no elenco da partida devido às "boas atuações nos treinos".

O sucesso do BVB dá razão a Niko Kovac, mas o treinador precisa entregar resultados

Se os talentos vão despontar ainda nesta temporada é questionável. Eles precisam de tempo em campo para se mostrarem, mas as partidas do BVB não são decididas cedo o suficiente para permitir experimentações. Niko Kovac precisa entregar resultados. O segundo lugar na Bundesliga apoia sua estratégia até o momento. O sucesso, porém, não tira a pressão sobre a questão das categorias de base.

Sebastian Kehl e Lars Ricken estabeleceram o objetivo de promover consistentemente os talentos próprios no Borussia Dortmund, como vem sendo reforçado nos últimos meses. Portanto, vão cobrar de Niko Kovac não apenas resultados, mas também maior atenção a esse projeto.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

4 pessoas já votaram