Texto por Colaborador: Redação 12/07/2023 - 16:39

O Borussia Dortmund conquistou sua primeira vitória no primeiro amistoso de pré-temporada: o BVB visitou o Westfalia Rhynern nesta quarta-feira e goleou o time da Oberliga por 7 a 0. Reus (2), Besong (2), Rijkhoff, Blank e Aning marcaram para os pretos e amarelos.

Como os jogadores nacionais não iniciarão seus preparativos de pré-temporada até o fim de semana e Karim Adeyemi, Youssoufa Moukoko, Jamie Bynoe-Gittens e o novo contratado Felix Nmecha permaneceram em Dortmund após suas lesões, o elenco de jogos teste em Hamm foi complementado por jogadores dos sub-23 e sub-19, como nos treinamentos anteriores. O técnico do BVB, Edin Terzic, mandou um onze inicial misto de profissionais e jovens jogadores para o gramado em um sistema 4-1-4-1 para o pontapé inicial.

Desde o início, o clube da Bundesliga assumiu o comando contra o clube da Oberliga e teve sua primeira oportunidade aos seis minutos, mas Samuel Bamba apontou para o goleiro adversário Christopher Sander. Em seguida, Thorgan Hazard ficou muito surpreso e não conseguiu empurrar a bola em cima da linha (7º). Um minuto depois, Thomas Meunier por pouco não cobrou escanteio de cabeça de Ole Pohlmann. No entanto, a superioridade dos pretos e amarelos também ficou evidente no placar pouco depois: Bamba veio pelo lado direito e colocou Hazard na esquerda. O extremo deitou para o meio Marco Reus, e o antigo capitão rematou de onze metros para dar vantagem de 1-0 ao BVB (12.º).

O BVB manteve a bola e seus adversários correndo. Com isso, o atacante sub-19 Julian Rijkhoff primeiro não conseguiu vencer o goleiro de poucos metros (17º) e depois só acertou o lado de fora da rede (21º). Aos 24 minutos, foi novamente Reus o responsável pelo golo seguinte: com um golo de sonho de 18 metros, marcou o 2-0. Um minuto depois, Niklas Süle também tentou de longe, mas não teve sucesso.

A melhor oportunidade dos anfitriões até o momento veio aos 36 minutos, quando Meunier salvou chute de Patrice Yoann Heisinger em cima da linha para o goleiro Alexander Meyer, já batido. Pouco depois, Pohlmann fez o 3-0 após intercetar um passe de Sander, mas atirou com liberdade por cima da baliza na frente do guarda-redes (41.º). O terceiro golo do jogo ficou então reservado a Rijkhoff, que marcou após passe de Reus para fazer o 3-0 ao intervalo (43.º).

Após a troca de laterais, apenas Pohlmann, Antonios Papadopoulos e Guille Bueno permaneceram em campo pelo lado do Dortmund. Mateu Morey voltou à ação pela primeira vez desde agosto de 2022 (entãopelos sub-23) após uma longa suspensão por lesão. No entanto, as oito substituições não mudaram o jogo: também no segundo tempo, só foi na direção do gol de Westfalia Rhynern. A pressão do Dortmund foi recompensada aos 53 minutos, quando Paul-Philipp Besong driblou o guarda-redes e entrou para fazer o 4-0 do ponto de vista do Dortmund (53). Após um canto, Mats Hummels falhou o golo seguinte por um cabeceamento (55').

Besong fez o 5-0 cdepois de empurrar a bola por cima da linha após uma assistência de Julien Duranville (67 minutos). O próprio Duranville também quase abriu o placar quando tocou pela primeira vez com três zagueiros, mas seu chute foi desviado (72º). Dois minutos depois, Hakan Sezer poderia ter marcado para os anfitriões, mas o jogador dos Hammer cometeu um pênalti de falta no poste esquerdo. Em vez disso, o BVB fez meia dúzia de completações: Hendry Blank marcou após uma cobrança de escanteio para fazer 6 a 0 (84). O príncipe Aning fez 7 a 0 a três minutos do fim do tempo regulamentar.

BVB 1º tempo: Meyer – Meunier, Papadopoulos, Süle, Bueno – Pan – Bamba, Pohlmann, Reus, Hazard – Rijkhoff.

BVB 2º tempo: Lotka – Morey, Papadopoulos (Blank 63), Hummels, Bueno (Semic 63) – Michel – Duranville, Eberwein, Pohlmann (Gürpüz 63), Aning – Besong.

Gols: 0-1 Reus (12'), 0-2 Reus (24'), 0-3 Rijkhoff (43'), 0-4 Besong (53'), 0-5 Besong (67'), 0-6 Blank (84'), 0-7 Aning (87')