Texto por Colaborador: Redação 13/07/2024 - 12:47

A busca do Borussia Dortmund por um lateral sofreu algumas reviravoltas após a conclusão da temporada 2023/24. O objetivo no final da última temporada era manter Ian Maatsen depois que o holandês teve um desempenho soberbo durante seu período de empréstimo no clube.

Não era para ser, ao que parece, já que o jogador se tornou jogador do Aston Villa depois que o Dortmund não conseguiu pagar ao Chelsea a quantia delineada para que a mudança se concretizasse. O foco então mudou para Ferdi Kadioglu, que há muito era admirado pelo novo treinador Nuri Şahin. Depois das atuações do jogador pela Turquia na Eurocopa deste verão, ele também se tornou caro demais para o clube mirar, o que fez com que o clube fosse mandado de volta à prancheta.

No entanto, Sven Mislintat, Lars Ricken e Sebastian Kehl não foram desfalques, com o clube agora aparentemente procurando mirar o brasileiro e jogador do Manchester City Yan Couto. Couto vem de uma campanha exemplar no Girona na temporada passada, onde seu único gol e oito assistências ajudaram o clube a chegar ao terceiro lugar em La Liga.

Couto se encaixa no tipo de jogador que o Dortmund estaria procurando para substituir o atacante Maatsen, com a principal diferença sendo que ele estaria jogando predominantemente pela direita. Ele é semelhante em sua natureza inovadora e criativa, no entanto, e se destaca em termos de seus passes progressivos (6,05), tomadas bem-sucedidas (1,92) e passes progressivos recebidos (9,62) por 90. Seus números defensivos certamente estão abaixo dos de Maatsen, cujo maior trunfo foi sua capacidade de contribuir tanto no sentido ofensivo quanto defensivo, mas a diferença de perfil ainda pode fazer de Couto uma adição digna.

Longe do que podemos ver, o Dortmund parece estar indo com Ramy Bensebaini e Tom Rothe na lateral esquerda, com Julian Ryerson sendo o único jogador que pode aparecer na direita. A possível adição de Couto poderia adicionar alguma flexibilidade tática para Sahin, no sentido de que, em jogos em que ele sente que Rothe ou Bensebaini não estão cortando, ele poderia deslocar Ryerson para a esquerda (onde ele tem sido completamente proficiente em aparições anteriores) e trazer Couto na direita.

O Dortmund estaria procurando gastar cerca de 25 milhões de euros na transferência e, pelos relatos até agora, parece que o jogador poderia realmente ver essa mudança como uma opção para ele. É claro que o jogador não será a primeira opção no Manchester City, mas talvez uma mudança para a Bundesliga possa ajudar ainda mais seu desenvolvimento e fornecer ao Dortmund um lateral, que é uma posição que o clube precisa desesperadamente de profundidade, especialmente no lado direito após o êxodo em massa de jogadores nos últimos 6 meses.

(Via BVB Buzz)