Texto por Colaborador: Redação 04/07/2025 - 09:22

O Borussia Dortmund e o Real Madrid se reencontram neste sábado pelas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, em duelo que marca a 17ª vez em que os dois gigantes europeus medem forças — todas as anteriores pela UEFA Champions League. A partida será uma revanche direta da final da Champions na qual os auri-negros foram derrotados.

Campanhas invictas e confronto direto

Tanto Dortmund quanto Real Madrid chegam ao confronto invictos. Na fase de grupos, ambas as equipes somaram duas vitórias e um empate. O Real se classificou às quartas após eliminar a Juventus com vitória por 1 a 0 nas oitavas de final. Já o time alemão venceu o Monterrey por 2 a 1.

No retrospecto direto, o Real Madrid leva ampla vantagem: são oito vitórias, contra três do Borussia Dortmund, além de cinco empates. Os merengues venceram os últimos quatro encontros, incluindo a decisão da Champions. A última vitória do Dortmund no duelo foi em abril de 2014.

Números do torneio até aqui

Os espanhóis têm estatísticas superiores em posse de bola (média de 55,5% contra 49,3% do Borussia) e desarmes (eficiência de 55,5% contra 46,5%). O Real sofreu apenas dois gols no torneio, contra quatro dos alemães, e marcou oito vezes (uma a mais que seu xGoals). O Dortmund tem sete gols e ficou sem marcar apenas na estreia.

Clássico europeu vale vaga na semifinal

Quem avançar enfrentará Bayern de Munique ou Paris Saint-Germain na semifinal, marcada para a próxima quarta-feira (09), às 16h (horário de Brasília). O perdedor da partida desta sexta estará eliminado da competição.

Real Madrid: história de títulos na bagagem

Com 15 conquistas da Liga dos Campeões Europeus e da UEFA Champions League, o Real Madrid é o clube mais vitorioso da história do torneio europeu. O clube espanhol venceu as cinco primeiras edições da competição, de 1956 a 1960, e segue sendo o único a conquistar títulos consecutivos na era Champions, feito alcançado em 2017 e 2018.

Categorias

Ver todas categorias

Kovac é uma boa escolha para o BVB?

Sim

Votar

Não

Votar

703 pessoas já votaram