BVB superou três 'grandes', mas 'encalhou' duas vezes no Boavista

Texto por Colaborador: 12/02/2017 -

O Borussia Dortmund tem um registo imaculado em eliminatórias com equipes portuguesas e um balanço particularmente positivo contra os três ‘grandes’ lusos nas taças europeias de futebol, mas ‘encalhou’ duas vezes no Boavista.

Os auri-negros encontraram os ‘axadrezados’ em duas ocasiões na fase de grupos da Liga dos Campeões e nunca conseguiram seguir em frente, no Estádio do Bessa, por 1-0 em 1999/2000 e por 2-1 em 2001/2002.

Além destes, o Dortmund também perdeu por 2-1 na Luz, em 1963/64, mas, depois, goleou em casa  por 5-0, sendo que, contra Porto e Sporting, totaliza, em conjunto, quatro triunfos, em quatro jogos.

No que diz respeito apenas a eliminatórias, a primeira aconteceu há 53 temporadas, cotra o Benfica, que venceu em casa, com gols de António Simões e do ‘rei’ Eusébio, mas, depois, foi goleado na Alemanha.

O Borussia Dortmund só voltou a disputar um embate di ida e volta  com equipes portuguesas na temporada passada, quando encontrou o Porto nos 16avos de final da Liga Europa.

Os alemães venceram em casa por 2-0, com gols do polaco Lukasz Piszcek e Marco Reus, e no Dragão por 1-0, gol do gabonês Pierre-Emerick Aubameyang em Iker Casillas.

Pelo meio, o Borussia Dortmund encontrou o Boavista na ‘Champions’ e não foi feliz, mesmo tendo começado por vencer por 3-1 em casa, em 1999/2000, com gols de Andreas Möller e dois de Fredi Bobic, contra um de Rui Bento.

A história foi, no entanto, bem diferente no Bessa, em encontro da última rodada do Grupo C da então primeira fase de grupos, com o Boavista a chegar sem triunfos e afastado da vaga e os alemães no segundo lugar.

A equipa germânica apenas dependia de si própria, mas caiu no Bessa, por 1-0, por culpa de um gol de Pedro Emanuel, aos 16 minutos, e foi ultrapassada na tabela pelo Feyenoord, que seguiu para a segunda fase de grupos com o Rosenborg.

Dois anos depois, os dois conjuntos voltaram a encontrar-se e, desta vez, o primeiro jogo foi no Bessa, onde o Boavista voltou a vencer, agora por 2-1, com gols do brasileiro Elpídio Silva e do boliviano Erwin Sánchez.

Menos de um mês depois, em Dortmund, a história também foi semelhante, com triunfo dos germânicos por 2-1, materializado por Lars Ricken e o ‘gigante’ checo Jan Köller, depois de o brasileiro Alexandre Goulart adiantar os boavisteiros.

O confronto direto acabou, assim, por ser nulo, mas, no final, num Grupo B conquistado pelo Liverpool, que não venceu o Boavista (dois empates 1-1), foi o ‘onze’ de Jaime Pacheco a ser segundo, com os mesmos oito pontos, mas melhor diferença de golos do que os alemães (8-7 contra 6-7).

Na atual temporada, o Borussia Dortmund voltou a encontrar um clube português na fase de grupos, desta vez o Sporting, que bateu por 2-1 em Alvalade, com gols de Aubameyang e Julian Weigl, e por 1-0 na Alemanha, marcado pelo colombiano Adrián Ramos.

O BVB acabou por vencer o Grupo F, com 14 pontos, mais dois do que o campeão europeu Real Madrid. O Sporting foi quarto e último, com três, menos um do que os polacos do Legia de Varsóvia.

Borussia Dortmund versus portugueses:

Temporada Adversário 1.ª ida 2.ª volta Desfecho
63/64 TC/2 Benfica 1-2 (F) 5-0 (C) Classificado
99/00 LC/FG1 Boavista 3-1 (C) 0-1 (F) -
01/02 LC/FG1 Boavista 1-2 (F) 2-1 (C) -
15/16 LE/16a FC Porto 2-0 (C) 1-0 (F) Classificado
16/17 LC/FG Sporting 2-1 (F) 1-0 (C) -

Balanço:
Eliminatórias: 2.
Classificado: 2.
Eliminado: 0.
Jogos: 10.
Vitórias: 7.
Empates: 0.
Derrotas: 3.
Gols marcados: 18.
Gols sofridos: 8.

Fonte: futebol365.pt

Categorias

Ver todas categorias

O BVB acerta em renovar com Sebastian Kehl?

Sim

Votar

Não

Votar

239 pessoas já votaram