A história não joga a favor do Sporting, que tem um verdadeiro trauma frente a equipes germânicas (só venceu em dois ocasiões, ambas em casa) nas provas europeias. E a verdade é que vencer o Dortmund no Wstfalenstadion é coisa rara. Desde a temporada 2015-16, quando Thomas Tuchel se tornou treinador sucedendo a Jurgen Klopp, a equipe foi derrotada apenas duas vezes no seu estádio em jogos oficiais.
Nesta temporada, logo em agosto, o Bayern Munique venceu o eterno rival por 2-0 em Dortmund, na decisão da Supertaça da Alemanha. O outro desaire aconteceu na temporada 2015-16, curiosamente num jogo da Liga Europa disputado em dezembro. A equipe germânica já estava classificada para a fase seguinte da competição, e num jogo em que Tuchel utilizou alguns reservas foi surpreendido no Signal Iduna Park pelos gregos do PAOK, que venceram por 1-0.
Entretanto, a verdade é que o Dortmund também não vive uma fase de sucesso, e, tal como o Sporting, não vence há três jogos, precisamente desde a vitória por 2-1 em Alvalade (empates com Schalke, Union Berlim e Ingolstadt).
"Acredito no melhor Sporting aqui na quarta-feira e é para o melhor Sporting que nos vamos preparar, pois tudo o que não fosse isso seria leviano e muito pouco profissional da nossa parte. Vamos colocar a máxima exigência a nós próprios porque estou convencido de que vamos precisar dela", avisou o treinador Thomas Tuchel, que quer selar já amanhã a classificação para as oitavos-de-final da competição continental.
NOTÍCIAS BASE DE DN-PT