O Borussia Dortmund se despediu da Liga dos Campeões com honra. Após a goleada sofrida por 4 a 0 no Camp Nou, o time alemão venceu o Barcelona por 3 a 1 no jogo de volta, em um SIGNAL IDUNA PARK pulsante, e deixou a competição de cabeça erguida. Faltou pouco para um milagre.
Impulsionado por sua apaixonada torcida, o Dortmund começou a partida com tudo. O time encurralou o Barça desde o apito inicial e foi recompensado aos 11 minutos: Guirassy, com categoria, converteu pênalti sofrido por Pascal Groß e abriu o placar. Pouco depois, Groß até marcou, mas o gol foi anulado por impedimento.
Na segunda etapa, o ímpeto seguiu o mesmo. Logo aos 3 minutos, Guirassy marcou de cabeça após cobrança de escanteio, incendiando ainda mais o estádio. Mas o sonho de uma virada épica sofreu um duro golpe quando, cinco minutos depois, Bensebaini desviou contra o próprio gol. Ainda assim, o Dortmund não se entregou. Guirassy fez o terceiro aos 75 minutos, completando seu hat-trick após cruzamento de Duranville, reacendendo as esperanças. Julian Brandt até chegou a balançar as redes, mas novamente o impedimento frustrou a reação.
Mesmo com quatro desfalques importantes — Emre Can, Carney Chukwuemeka, Marcel Sabitzer e Nico Schlotterbeck —, o técnico do Dortmund promoveu quatro alterações em relação ao empate com o Bayern no fim de semana, colocando Bensebaini, Couto, Nmecha e Adeyemi entre os titulares. E a resposta em campo foi de coragem e intensidade.
Apesar da vitória e da grande atuação, a vantagem construída pelo Barcelona no primeiro duelo foi decisiva. Para o Dortmund, a exibição serve como alento e combustível para a reta final da Bundesliga, onde a equipe ainda busca uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. O próximo desafio é neste domingo, contra o Borussia Mönchengladbach.
FICHA & CURIOSIDADES