Texto por Colaborador: Redação 29/09/2025 - 03:00

Uma publicação nas redes sociais do jogador do BVB Felix Nmecha após o assassinato de Charlie Kirk nos Estados Unidos gerou grande repercussão na Alemanha. Nmecha foi duramente criticado, e agora o diretor esportivo do Dortmund, Sebastian Kehl, saiu em defesa do atleta da seleção.

Kehl defendeu publicamente a postagem de Felix Nmecha sobre o assassinato do apoiador de Trump, Charlie Kirk. "No fim das contas, são pessoas autônomas que ainda têm opinião livre", enfatizou Kehl na ZDF: "Vivemos em um país democrático. E mesmo assim todos sabem da responsabilidade de um clube". Por esse motivo, o BVB conversou "claramente" sobre o assunto com Nmecha.

Kehl deixou claro que a Borussia Dortmund não controla as atividades de seus jogadores nas redes sociais.

O assumidamente cristão Nmecha lamentou a morte de Kirk via Instagram e expressou condolências à família. Kirk era um homem "que defendia sua fé e seus valores". O homem de 31 anos foi morto a tiros durante uma apresentação em um campus universitário americano e era considerado um influenciador influente da direita cristã americana.

A publicação de Nmecha gerou grande controvérsia. O editor-chefe da revista 11Freunde, Philipp Köster, viu no post "racismo desumano" e questionou: "Por quanto tempo o BVB ainda vai ficar assistindo a isso?" Nmecha já havia chamado atenção anteriormente com postagens relacionadas à sua fé.

A crítica de Köster motivou uma resposta do humorista da ARD, Dieter Nuhr. Köster defende a liberdade de opinião - "como tantos outros", porém "apenas a própria", ironizou Nuhr. Seria uma "piada" que um branco acuse um negro de racismo porque este lamenta um assassinato.

"Primeiramente, é correto que Felix tenha dado condolências. Mas ele também postou proativamente logo em seguida que não compartilha definitivamente muitíssimas posições de Kirk, mas apenas expressou suas condolências à família", contextualizou Kehl.

Ele e o diretor executivo de futebol do Dortmund, Lars Ricken, conversaram com Nmecha. "Todos nós no clube tivemos essa conversa, porque é um tema que nos move, que também move a torcida. Mas, no fim, Felix naturalmente também tem sua opinião pessoal em um ponto ou outro, e ele pode tê-la tranquilamente".

Neste caso, não se tratava de reforçar os interesses de Kirk mais uma vez, mas sim de expressar condolências à família. Para o BVB, o assunto foi encerrado com essa conversa, explicou Kehl.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram