
O Borussia Dortmund está tirando consequências da atitude hesitante de Gerhard Schröder em lidar com a guerra agressiva do governante russo Vladimir Putin contra a Ucrânia.
Isso porque o clube retirou a adesão honorária de Schröder "com efeito imediato". "O presidente do clube, Dr. Reinhard Rauball, informou o ex-chanceler federal em uma conversa pessoal nesta manhã sobre uma decisão correspondente e unânime do Comitê Executivo", disse o clube na tarde de quarta-feira.
O motivo: "A assunção de cargos administrativos em empresas estatais russas por um membro honorário do BVB é inaceitável no contexto da guerra de agressão russa na Ucrânia e da grave violação associada ao direito internacional aplicável".
Hannover 96 planeja medidas contra Schröder
O Hannover 96, da segunda divisão, também está em ação contra o Schröder. De acordo com o anúncio do clube, a diretoria informou o ex-chanceler na quarta-feira que uma exclusão do clube estava sendo examinada contra ele.
A razão para isso, de acordo com o conselho de administração, é que "os valores do senhor Schröder, que obviamente contradizem os valores da associação, em relação às suas declarações públicas sobre a guerra de agressão russa contra a Ucrânia, sua posição atual no grupo russo Rosneft e a posição desejada no grupo russo Gazprom".
Foi pedido a Schröder uma declaração de curto prazo e que ele próprio verificasse "se os seus próprios valores ainda estão de acordo com os valores do clube", segundo o comunicado de 96.
Anteriormente, o chefe do 96, Martin Kind, parecia um pouco mais contido em "Sport1". "Não temos membros honorários", disse Kind e esclareceu: "O Sr. Schröder não é um membro, ele é um cliente e compra seu cartão normalmente."
O ex-chanceler tem "uma pousada com alguns amigos, que obviamente pode continuar a usar porque paga as suas vagas nesta equipe", explicou Kind. "Gerhard Schröder não é um problema para nós agora." Mas agora há aparentemente uma reviravolta por parte da administração da associação.
Apesar da invasão russa, o ex-chanceler ainda mantém seus cargos nos conselhos de várias empresas de energia russas, como a operadora de gasoduto Nord Stream e a gigante de energia Rosneft. Outro cargo no conselho de supervisão da Gazprom também está em perspectiva.
Hannover 96: Gerhard Schröder pode continuar a assistir aos jogos
O fato de o Hannover 96 não poder mais deixar Schröder entrar no estádio não está em debate para Kind. "Somos um estado constitucional com democracia e, claro, temos que observar as normas legais. O Sr. Schröder pode continuar a assistir aos jogos, não o proibimos de entrar", enfatizou o profissional do 96.
Enquanto isso, a Federação Alemã de Futebol também apresentou ao seu membro honorário um ultimato para renunciar a cargos em empresas estatais russas. Caso contrário, Schröder deve desistir de sua participação honorária na associação, disseram os presidentes interinos da DFB, Hans-Joachim Watzke e Rainer Koch.
05/12
18:50
Barcelona favorito por Schlotterbeck, mas tem dúvidas sobre adaptação tática do zagueiro
05/12
12:38
Kovac projeta duelo duro e pede foco para conquistar três pontos contra o Hoffenheim
05/12
11:21
Interesse do Chelsea esquenta debate sobre o futuro de Guirassy no Dortmund
05/12
11:10
BVB segue atento à evolução de Diant Ramaj e avalia próximos passos para o goleiro
05/12
05:00
Schlotterbeck hesita em renovar e a pressão aumenta nos bastidores do Dortmund
05/12
04:00
Guirassy já pensa em deixar o Dortmund ao fim da temporada
05/12
03:00
Boniface elogia Guirassy e defende permanência no Dortmund
05/12
02:00
Schlotterbeck pode finalmente ganhar descanso no Dortmund
04/12
12:18
Barcelona prepara oferta por Schlotterbeck em meio a estagnação nas negociações com o Dortmund
04/12
09:30
BVB tenta manter Anselmino e aguarda decisão do Chelsea
04/12
09:03
Direção do BVB pressiona elenco por desempenho máximo após eliminação na Copa
04/12
08:49
NBA planeja liga europeia e BVB aparece entre os clubes interessados
04/12
05:00
Jovem brasileiro desperta interesse do Dortmund, mas concorrência é acirrada
04/12
04:00
Dortmund na disputa: gigantes europeus cercam joia de 19 anos do Colônia
04/12
03:00
Sammer revela qual ídolo do título de 2002 gostaria de ter no Dortmund hoje
03/12
11:40
BVB anuncia renovação: Alexander Meyer assina até 2027
03/12
11:00
Interessado recua e BVB vê chance maior de permanência de Schlotterbeck
03/12
10:30
BVB toma decisão sobre Fábio Silva na janela de inverno, diz Sport Bild