Texto por Colaborador: Redação 19/10/2022 - 04:35

A rivalidade entre o FC Bayern e o BVB já dura anos. Agora o FCB ataca do nada.

2012 nunca será esquecido pelos torcedores do Borussia Dortmund: Primeiro, o BVB conquistou o campeonato pela segunda vez consecutiva, depois o preto e amarelo humilharam o rival FC Bayern de Munique na final da copa. Mesmo depois de dez campeonatos alemães e duas vitórias na Liga dos Campeões, a experiência da época ainda parece preocupar os campeões recorde.

Isso às vezes é evidenciado por provocações contínuas – não apenas entre fãs. Se os jogadores mudam de um dos dois clubes para o outro, eles sentem isso. Foi isso que Robert Lewandowski e Mario Götze experimentaram no passado, quando mudaram da Westphalia para o FCB em 2014 e 2013.

Mas o profissional do BVB Niklas Süle também teve que descobrir isso muito recentemente, contra quem os bávaros repetidamente deram dicas maliciosas após sua mudança para o BVB. Também não é incomum que altos executivos desistam.

O chefe do BVB, Watzke, e o chefe do FCB, Karl-Heinz Rummenigge, continuam lutando entre si. Principalmente em pontos de contato direto. O fato de que isso nem sempre é necessário para provocar as pessoas foi mostrado na assembleia geral anual do FC Bayern de Munique.

O campeão recorde apresentou os números positivos do negócio, afinal, os bávaros podem ostentar um superávit de 12,7 milhões de euros. “Este é um resultado forte. Dificilmente há outro grande clube europeu que, como o FC Bayern, tenha conseguido relatar lucros consistentes nos últimos três anos, apesar da pandemia”, explicou o CFO Jan-Christian Dreesen.

FC Bayern de Munique esfrega sua situação financeira debaixo do nariz

Mas o sucesso financeiro obviamente não pode ser comemorado adequadamente sem dar uma olhada no Dortmund. O presidente do clube, Herbert Hainer, não resistiu a comentar sobre o BVB: "O Borussia Dortmund está no vermelho pela terceira vez consecutiva".

De fato, um valor negativo de 35,1 milhões de euros foi anunciado na coletiva de imprensa do balanço do BVB em agosto. Na temporada de Corona foi de 72,8 milhões de euros. “Estamos voltando à nossa antiga força de receita. O desempenho bruto do grupo é, portanto, muito próximo do último exercício financeiro que ficou livre do Corona ”, explicou o chefe do BVB, Watzke, na época.

Para os torcedores do Borussia Dortmund, isso deve ser divertido pelo menos de um ponto de vista: mesmo depois de dez campeonatos seguidos, um jogador disposto a mudar e alguns números vermelhos são suficientes para colocar o Bayern de volta nos trilhos.

Via ruhr 24