Texto por Colaborador: Redação 30/05/2024 - 00:00

O Borussia Dortmund, finalista da Liga dos Campeões, ganhará uma soma de três dígitos com seus sucessos na atual temporada continental.

Receitas de até 200 milhões de euros são ainda possíveis se tivermos em conta o dinheiro que o BVB irá arrecadar no próximo ano como um dos doze participantes europeus no novo Mundial de Clubes nos EUA.

O único clube de futebol alemão listado já emitiu um aviso de lucro duas vezes apenas na atual temporada. Depois de chegar às semi-finais e à final frente ao Real Madrid (sábado), a equipe de Dortmund aumentou a sua previsão de ganhos para um excedente anual de atualmente 40 a 50 milhões de euros. Antes da temporada, o BVB havia estabelecido uma meta de lucro de 15 a 25 milhões.

“É claro que os sucessos valeram a pena economicamente para nós”, disse o diretor esportivo do BVB, Sebastian Kehl, ao “Kicker”. "Mas ainda estamos claramente atrasados na competição europeia - especialmente em comparação com os ingleses."

Como todos os anos, as receitas da Liga dos Campeões provêm de diversas fontes. No início da temporada, o Borussia, como todos os clubes, recebeu uma taxa de inscrição de 15,46 milhões de euros. Os 32 participantes também foram divididos em um ranking de coeficientes no qual é calculado o desempenho na Copa da Europa nos últimos dez anos. O primeiro colocado recebe 36,38 milhões de euros, o último colocado 1,137 milhões. O Dortmund irá arrecadar cerca de 27,29 milhões de euros deste pote.

Ainda antes do início da final, ganharam 58,46 milhões de euros em bónus de desempenho. Eles são pagos por cada vitória, por cada empate e por cada vez que você chega a outra fase eliminatória. Se o BVB também vencer a final contra o Real, no Estádio de Wembley, em Londres, seriam acrescentados mais cinco milhões.

BVB estará na Copa do Mundo de Clubes de 2025

As receitas do chamado market pool, que resulta do valor do mercado televisivo nacional e depende também do desempenho dos restantes clubes alemães, ainda não podem ser quantificadas com precisão. Nesta temporada, o Dortmund pode esperar ganhar quase 20 milhões de euros porque só no ano passado ganhou 13,8 milhões como equipe das oitavas-de-final.

De acordo com cálculos do “Ruhr Nachrichten”, serão acrescentados 20 milhões de euros adicionais de espectadores, patrocínios adicionais e receitas de merchandising dos seis jogos em casa esgotados nesta competição.

A participação no Mundial de Clubes de 2025 é certa para o BVB desde que chegou às quartas de final em março. Como o Dortmund foi mais longe que o RB Leipzig na atual temporada da Liga dos Campeões, não pode mais ser substituído pelos seus rivais da Bundesliga numa classificação de quatro anos que determina os doze participantes europeus.

No máximo duas equipes por país voarão para os EUA no próximo ano. Segundo reportagem do jornal espanhol "El Mundo Deportivo", cada um dos 32 clubes receberá cerca de 50 milhões de euros pela participação.