Texto por Colaborador: Redação 14/12/2022 - 00:00

O fato de o BVB ter um bom olho para talentos e depois transformá-los em dinheiro (abundante) não deveria ter escapado à atenção dos leigos nos últimos anos. Mas agora um balanço também prova que o BVB está no topo da lista na Europa com sua conduta comercial a esse respeito.

Porque, como relata o Ruhr Nachrichten, apenas quatro dos 25 maiores clubes de futebol europeus tiveram um balanço melhor em termos de transferências nos últimos dez anos, se você olhar apenas para o lucro obtido.

Aí o Benfica Lisboa com uma faturação de 531 milhões de euros está à frente do FC Porto (367), Ajax Amsterdam (300) e Olympique Lyon (248). Com clara diferença, mas com saldo positivo de mais 70 milhões de euros, o Borussia Dortmund segue na quinta posição.

Apenas outros três dos 25 principais clubes europeus também têm saldo positivo: o FC Sevilla com mais 56 milhões de euros, o AS Monaca com 19 e o Eintracht Frankfurt com 14 milhões de euros de lucro nos últimos dez anos.

Na outra ponta, três clubes se movem em esferas quase astronômicas. Porque o Paris Saint-Germain (917 milhões), o Manchester City (998 milhões) e o Manchster United (exatamente 1 bilhão de euros) tiveram prejuízos de quase ou na verdade dez dígitos.

O fato de esses números garantirem que o Borussia Dortmund, ao contrário de seu eterno rival FC Schalke 04, esteja em uma boa situação financeira, apesar da redução de receita causada pelo Corona, é resultado de um excelente scouting.

No entanto, você também paga um preço esportivo por poder ou ter que vender os melhores jogadores a preços altos repetidamente. Para Erling Haaland, apenas uma taxa de transferência comparativamente pequena de 75 milhões de euros foi alcançada, mas isso foi estipulado contratualmente. Para Jadon Sancho já eram 85 milhões de euros e para Ousmane Dembelé até (até) 145 milhões de euros. Um valor que pode até ser superado num futuro próximo, quando Jude Bellingham for vendido.

Por outro lado, faz muito tempo que você não pertence à elite absoluta do esporte na Europa. O Borussia Dortmund não é campeão alemão há dez anos e não está nas semifinais da Liga dos Campeões há nove anos. Se jogadores dessa qualidade pudessem ser mantidos por um longo período de tempo, as chances de essas circunstâncias mudarem aumentariam. Mas então o saldo monetário pareceria completamente diferente e você não estaria em quinto lugar em termos de receita entre os principais clubes da Europa.

Via bvbwld