Texto por Colaborador: Redação 14/10/2023 - 14:27

De acordo com relatos, o Borussia Dortmund está procurando fazer uma transferência para Matija Popović, do Partizan Belgrado, com Real Madrid e Barcelona também interessados.

A busca por jogadores jovens e talentosos prontos para serem moldados em futuras estrelas é um processo sem fim para o BVB, e parece que o clube identificou seu próximo alvo na forma de Matija Popović, de 17 anos. O meia-atacante sérvio nascido na Alemanha impressionou em suas aparições pelo Partizan Belgrado na Kadetska liga Srbije, tendo marcado 21 gols e dado 5 assistências em 25 jogos. Suas atuações renderam uma contribuição de um gol a cada 93 minutos, e estatísticas surpreendentes para um jogador tão jovem.

Ao longo de sua jovem carreira, Popović mostrou que pode atuar em várias posições ofensivas, inclusive na ala e como atacante/segundo atacante. Sua posição predominante é o meio-campo ofensivo, mas sua flexibilidade posicional pode torná-lo uma perspectiva atraente para a maioria dos treinadores se desenvolverem. O jogador é conhecido por sua técnica, criatividade e entrosamento de jogo, mas ainda precisa melhorar quando o assunto é sua agressividade em campo. O atletismo e a agressividade que ele mostra certamente se encaixariam nos moldes do jogador Edin Terzić que estava determinado a trazer para este time do Dortmund, e considerando que o clube ainda não está totalmente pronto em termos de fluidez ofensiva, injetar alguma criatividade adicional na forma de um jogador flexível como Popović pode valer a pena considerar.

Na verdade, essa flexibilidade tática pode até permitir que o jogador se mova para uma posição de meio-campo central. A fisicalidade, a capacidade criativa e a idade do jogador dão-lhe tempo para se desenvolver com base no clube em que ingressa. Com o Dortmund à procura de opções de meio-campo mais criativas, pode fazer sentido experimentar o jovem sérvio como uma caixa mais criativa para encaixar o médio, que ainda é uma posição em que o Dortmund precisa de reforços. O jogador já foi comparado a nomes como Sergej Milinković-Savić no passado, tornando tal noção até concebível.

Por outro lado, esse tipo de trajetória na carreira pode simplesmente limitar o soberbo valor ofensivo que Popović traz com seu estilo de jogo. Claro que seria um tema a ser abordado com cautela, e não há garantia de que o jogador queira sequer se submeter a tal função dentro de campo. Uma abordagem mais racional pode fazer com que o sérvio se torne um substituto de Youssoufa Moukoko se Terzić continuar ignorando seu desenvolvimento e minutos em campo. Este não é de forma alguma o cenário ideal, mas no caso de tal divisão entre o clube e Moukoko ocorrer, Popović pode ser um substituto pronto que se encaixa nos requisitos que Terzić tem procurado; um atacante forte, físico, que também é muito bom tecnicamente.

Há um senso de urgência a considerar em relação a Popović como um potencial alvo de transferência, já que o contrato do jogador com o Partizan Belgrado termina no final deste mês de dezembro. O jogador fará sua escolha sobre qual clube ingressar para dar o próximo passo em sua carreira muito em breve. Barcelona e Real Madrid também demonstraram interesse, o que certamente será tentador para o jovem jogador.

Dito isso, tanto Barcelona quanto Madrid trouxeram ou investiram recentemente em jovens e promissores atacantes. Com o surgimento de Lamine Yamal, de La Masia, e os gastos de verão do Real Madrid com nomes como Jude Bellingham e Arda Güler, ambos estarão empilhados nas posições que Popović possivelmente ocuparia.

O Dortmund tem um "problema" semelhante, já que o ataque está cheio de jogadores promissores ou que já estão tendo impacto. Apesar de não ser uma jogada de interesse do clube, o Dortmund é o mais propenso a ainda dar mais minutos ao jogador. A passagem de um ambiente como o futebol juvenil sérvio para jogar em clubes como Madrid ou Barcelona também pode ser prejudicial para o desenvolvimento de um jogador, tanto em termos de minutos em campo quanto da pressão que vem com as expectativas nesses clubes.

Popović tem a vantagem adicional de se encaixar nos moldes do tipo de jogador que Terzić tem procurado, e talvez isso possa acelerar sua ascensão no Dortmund e, em extensão, no cenário europeu. Isso, juntamente com sua capacidade de fazer várias posições próprias, será uma bênção para ele caso ele faça a escolha de se juntar ao Dortmund como o próximo passo em sua carreira. (Via BVB Buzz)