Texto por Colaborador: Redação 24/07/2025 - 03:00

No sábado, o técnico do BVB, Kovac, recebe de uma só vez praticamente todo o elenco para o início da preparação - o Mundial de Clubes torna isso possível. Este não deve ser o único impulso.

Também para o início dos treinos no fim de semana, os dirigentes do BVB ainda apostam em um efeito positivo do muito discutido Mundial de Clubes nos EUA. Quase três semanas após o retorno de Nova York, Niko Kovac recebe no sábado, como primeiro técnico do Borussia Dortmund em muito tempo, praticamente um elenco completo de uma só vez.

"Começamos todos juntos com a preparação para a próxima temporada. Isso é uma vantagem em relação aos anos anteriores", disse o diretor esportivo do BVB, Lars Ricken, à agência Deutsche Presse-Agentur. Apenas o paciente em reabilitação Nico Schlotterbeck ainda não está presente como único jogador importante.

Como em qualquer equipe de elite, normalmente faltam alguns jogadores principais no início da preparação da temporada devido a férias prolongadas após compromissos com seleções nacionais ao final de cada temporada. Através da participação no Mundial de Clubes, desta vez todo o elenco entrou em férias junto no início de julho e também recomeça junto no sábado no centro de treinamento do BVB em Dortmund-Brackel com os testes de desempenho.

Responsáveis do BVB veem vantagem esportiva através do Mundial de Clubes

Os responsáveis estão firmemente convencidos de que as três semanas adicionais de carga nos EUA até têm uma utilidade sustentável para a nova temporada.

"Acredito que a equipe se uniu ainda mais. Estivemos o tempo todo juntos. Foi significativamente mais longo do que em um campo de treinamento", disse o diretor esportivo Sebastian Kehl retrospectivamente. "O técnico tentou continuar trabalhando em muitos processos que já desenvolvemos nos últimos meses. Isso é um ponto positivo para nós."

Com várias medidas - fortalecimento público dos jogadores, mudança de sistema, mais disciplina e maior intensidade - Kovac conseguiu, desde sua posse há quase meio ano, salvar pelo menos parcialmente uma temporada do BVB que parecia completamente arruinada.

No final, garantiu a classificação para a Champions League, que não era mais considerada possível há muito tempo, salvando assim o orçamento - os milhões da competição principal já estão incluídos no orçamento ano após ano.

Kovac funciona: conversas sobre renovação de contrato devem seguir

Também nos EUA ele conduziu sua equipe através do torneio de forma tranquila e empática. Nem todas as estrelas estavam entusiasmadas com a viagem através do Atlântico, que fragmentou as férias de verão. Mas no final, os responsáveis viram, após a lucrativa classificação às quartas de final, além de cerca de 45 milhões de euros em premiação, também uma equipe mais unida.

"Aproveitamos isso adequadamente. Espero que possamos ainda conservar isso, que isso nos torne melhores, que isso nos torne mais fortes", disse Kovac, com quem se deve conversar sobre uma renovação de contrato nas próximas semanas.

A autoconfiança é definitivamente diferente antes da nova temporada do que ainda era há alguns meses. "Somos sétimos no ranking europeu, estivemos nas quartas de final da Champions League e agora entre os oito melhores do mundo. Isso pode ser visto. Internacionalmente, nenhuma equipe alemã foi melhor que nós nos últimos dois anos", disse Ricken à dpa.

Nova caça por títulos? Cofres cheios devem otimizar elenco

"Seria loucura proclamar o campeonato alemão como objetivo após a temporada passada, na qual tivemos 25 pontos de desvantagem. Mesmo assim, devemos ter a ambição de conquistar um título novamente", disse o profissional de 49 anos em entrevista ao "Ruhr Nachrichten": "Nossos jogadores vêm ao BVB porque querem jogar por troféus."

Para isso, o elenco ainda deve ser otimizado nas próximas semanas. Ainda se busca substituto para Jamie Gittens, transferido ao Chelsea por 65 milhões de euros. A conta poupança está cheia após os milhões recebidos nas últimas semanas.

"Vamos pensar em como investir o dinheiro", anunciou Kehl. "Certamente queremos ainda fazer algo. E então queremos tornar a equipe melhor do que na última temporada."

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram