Por Pedro Henrique Oliveira / Contato: Twitter @pe_oliveira99
Coluna do Pedro - Bem-vindos a minha coluna. Estou de volta após um período de férias, assim como o Borussia Dortmund. Após a parada de inverno na Alemanha, o Dortmund venceu o Leipzig fora de casa com atuação impressionante do goleiro Bürki e voltou ao seu estádio no último sábado. Na ocasião, o Borussia recebeu o Hannover 96 no Signal Iduna Park pela décima nona rodada da Bundesliga.
Lucien Favre continuou com um básico 4-3-3 e com sua aposta na zaga. Julian Weigl foi titular ao lado de Diallo, Hakimi e Piszczek e fez uma partida muito segura. No meio-campo nenhuma alteração, o suíço entrou com Witsel que, para mim, é um dos pilares do elenco ao lado de Delaney. Na frente o time veio com Guerreiro pela esquerda, Reus, de volta ao time titular, atuou pelo meio e pela direita a escolha foi o jovem Jadon Sancho.
No primeiro tempo, o time armado pelo alemão André Breitenreiter causou dificuldades aos aurinegros. O time visitante entrou com três zagueiros dois homens na frente da zaga, dois alas, dois meias avançados e Weydandt no ataque. No momento defensivo, o Hannover armou um verdadeiro ferrolho. Uma linha de cinco defensores, mais à frente uma linha com quatro e Weydandt marcando o passe dos meio-campistas do BVB.
Na primeira etapa o Borussia só conseguiu ser agudo em três oportunidades, na finalização de Reus que bateu na trave, na bela finalização de Guerreiro e na grande jogada entre ele e Hakimi que culminou no gol do marroquino. O jogador que veio de empréstimo do Real Madrid se tornou peça fundamental do esquema do técnico Favre, até barrando o experiente Schmelzer.
A equipe visitante começou o segundo tempo meio desligada, já os mandantes começaram a pressionar a saída de bola, e com 22 minutos da etapa final os aurinegros venciam a partida por 4 a 0 sem grandes sustos. Em um ataque isolado, o Hannover chegou ao gol de honra e nos acréscimos Witsel fechou a conta. A partida terminou 5 a 1 para o Borussia que continua seis pontos à frente do Bayern.
O momento da temporada é importantíssimo. Nas próximas partidas cinco partidas da Bundesliga os dois primeiros colocados, Borussia e Bayern, terão duelos que podem mudar o rumo do campeonato. Na próxima rodada, o Dortmund visita o quinto colocado Eintracht Frankfurt, enquanto a equipe de Munique visita o Leverkusen que está na nona colocação. Nestes cinco jogos o Bayern irá enfrentar o Borussia Mönchengladbach que está em terceiro e também o Hertha Berlin que está em sétimo. O BVB também tem compromissos complicados como o próprio Frankfurt e o Hoffenheim.
Além dos confrontos pela Bundesliga, entre estas cinco rodadas existem decisões por outras competições. Os aurinegros enfrentam o Bremen pela Copa da Alemanha, enquanto o Bayern München enfrenta o Hertha Berlin. Ambos os times também possuem partidas válidas pelas oitavas de final da Champions League. Os bávaros vão ao Anfield enfrentar o Liverpool e o Dortmund também vai à Inglaterra enfrentar o Tottenham. Fato é que após estas cinco rodadas e os confrontos pela Copa da Alemanha e pela Champions, é possível ter um cenário completamente diferente na Bundesliga, com uma das duas potências alemãs fora da Champions, o que resultaria no foco absoluto no campeonato. A equipe comandada por Lucien Favre deve tomar cuidado porque as próximas partidas podem decidir o rumo da temporada.
Por Pedro Henrique Oliveira / Contato: Twitter @pe_oliveira99
30/10
00:37
BVB tem lista de potenciais 'saídas' de alto valor no horizonte
30/10
00:33
Ex-Bayern no radar do BVB?
30/10
00:20
Reações: “Vamos passar por isso juntos”
29/10
19:32
Mais um fracasso: BVB fora da Copa da Alemanha após derrota em Wolfsburg
29/10
09:24
Reunião de crise no BVB: diretores esportivos teriam falado com a equipe
29/10
09:00
Matthäus critica Sahin e aponta falta de decisões firmes no Borussia Dortmund
29/10
00:06
Dietmar Hamann critica postura de Nuri Şahin no BVB: "Precisa de uma mão forte"
29/10
00:00
Nuri Şahin: Emre Can continuará sendo o capitão do Borussia Dortmund
28/10
18:00
Pré-jogo Copa da Alemanha 24-25: Wolfsburg x BVB
28/10
09:21
Sahin mantém confiança para duelo contra Wolfsburg: 'É um privilégio estar em campo, mesmo em fase difícil'
28/10
09:17
Demissão de Nuri Sahin no Borussia Dortmund aparentemente não descartada
28/10
09:00
Site de fãs publica suposta declaração de Emre Can
28/10
08:45
"Nunca experimentei uma fase como esta" - Julian Brandt sobre as dificuldades do Borussia Dortmund fora de casa
28/10
00:20
Didi Hamann afirma que alguns jogadores do Borussia Dortmund não querem Nuri Sahin como treinador
28/10
00:10
Antes do duelo do BVB: Özcan comenta seu retorno incerto
28/10
00:00
Frankfurt vencerá o BVB e o Bayern por 'Messi' sérvio?
27/10
17:15
Ricken fala claramente sobre a crise do BVB
27/10
17:12
BVB em crise: Effenberg vê erros em Sahin