Em 19 de dezembro de 1909, 18 jovens de Dortmund lançaram o clube de futebol em Borsigplatz, bairro de Dortmund. Inicialmente, curiosamente, com as cores do clube do atual arquirrival FC Schalke 04. Com o recém-fundado BVB, os homens se rebelaram contra a igreja, que consideravam injusta.
40 jovens entusiastas do futebol reuniram-se na noite do quarto Advento em 1909 no restaurante "Zum Wildschütz", não muito longe de Borsigplatz, no nordeste de Dortmund. Eles são todos membros do grupo de jovens da Igreja Católica da Trindade que está ali perto.
O clima está tenso porque os homens estão insatisfeitos. "Nós, jogadores de futebol, temos sido sistematicamente combatidos e difamados por nossa Igreja desde 1906", explica Franz Jacobi, um dos porta-vozes. "Não podemos agüentar mais isso."
Os jovens católicos querem viver livremente o seu amor pelo futebol no futuro. Eles estão planejando uma revolução: a separação da paróquia. Uma associação deve ser fundada. Jacobi descreve esta etapa como "imperativa" em seu discurso.
Pai quer evitar que o BVB seja fundado
Mas, de repente, há um tumulto do lado de fora da porta do restaurante. O capelão Hubert Dewald do Dreifaltigkeitsgemeinde, um oponente confesso do futebol, quer que alguns de seus seguidores leais sejam admitidos na sala de reuniões. O pai quer impedir o estabelecimento da associação.
Alguns dos manifestantes ficam tão intimidados que imediatamente pulam e saem de cena. Apenas 18 homens se mantêm firmes. Eles negam a entrada de Dewald - e lançam a nova associação na mesma noite.
“O BVB é um clube emocionante, e desde o primeiro momento foi extremamente emocionante”, afirma o historiador Gregor Schnittge, que trabalhou no documentário de 2015 “Nascido na Borsigplatz - Franz Jacobi e o berço do BVB”.
Azul e branco como as cores do clube
A cervejaria Borussia em Dortmund inspirou o nome "Borussia", que já não existia quando a associação foi fundada. Segundo a tradição, os fundadores usaram um antigo letreiro publicitário no "Wildschütz" como fonte de ideias.
Jacobi e seus colegas também decidiram as cores do novo clube.
A camisa do BVB é inicialmente em azul e branco - de todas as coisas, as cores do arquirrival Schalke 04. Além disso, uma faixa vermelha adorna a camisa do Borussia. Não foi até 1913 que os Dortmunders estavam vestindo preto e amarelo.
Os fundadores do BVB são colocados sob pressão
As semanas após o histórico 19 de dezembro se transformaram em um desafio para os antepassados do BVB. O padre Dewald os baniu do grupo de jovens Kaholic. Suas próprias famílias também pressionaram os "rebeldes". Alguns dos membros fundadores deixaram prontamente a associação.
Jacobi, que chegou ao cargo de presidente do clube em 1910 e que o atual presidente do BVB, Reinhard Rauball, certa vez descreveu como "o Borussia mais importante de todos os tempos", teve de esperar quase um ano inteiro. Então, finalmente, a Associação de Jogos da Alemanha Ocidental reconheceu oficialmente o departamento de futebol do BVB.
O Borussia jogou sua primeira partida em 1911. O jovem clube derrotou o VfB Dortmund com um placar de 9: 3.