Texto por Colaborador: Redação 16/10/2023 - 13:29

Em entrevista ao Ruhr Nachrichten, o jovem Tom Rothe, do Borussia Dortmund, abriu o jogo sobre como o clube avaliou seu tempo de empréstimo no Holstein Kiel.

O desenvolvimento de Tom Rothe tem sido de grande interesse para o BVB desde que o jogador saiu por empréstimo para o Holstein Kiel, da segunda divisão, neste verão. O produto da academia do Dortmund teve algumas aparições impressionantes pelo time principal do Dortmund na temporada passada, mas o objetivo era claramente dar ao jovem mais tempo em campo para se desenvolver, e a mudança está claramente valendo a pena.

O tempo de Rothe com Kiel fez com que ele se tornasse um jogador muito mais completo, se destacando nos aspectos ofensivos e defensivos que o futebol exige de um lateral moderno. Em 9 jogos pelo Kiel na 2. Na Bundesliga, Rothe já marcou duas vezes e deu uma assistência. Ele se tornou um dos ativos mais perigosos de Kiel do ponto de vista ofensivo ao lado do austríaco Benedikt Picher e do atacante japonês Shuto Machino, todos com 3 participações em gols. O time só fica atrás do meia alemão Steven Skrzybski, que tem três gols e uma assistência.

Estatisticamente, Rothe se destaca em termos de gols sem pênaltis marcados (0,22), total de chutes (1,67) e ações de criação de chutes (2,67) por 90 quando comparado a jogadores de perfil semelhante nas 14 principais ligas do mundo. Isso se torna ainda mais impressionante quando vemos o quão atento ele tem sido às suas funções defensivas, com 1,67 interceptações, 1,67 bloqueios e 1,5 duelos aéreos ganhos a cada 90. Essas estatísticas o colocam no caminho certo para ser a próxima grande história de sucesso da academia do Dortmund, o que seria uma vitória refrescante para jogador e clube.

Em entrevista ao RN, Rothe descreveu sua conversa com Edin Terzić ao longo da última pausa internacional: "O Edin me ligou na última pausa internacional. Ele me perguntou como eu estava, como eu me sentia [emprestada]... Então, pelo que ouvi, eles [o clube] estão felizes. Mas é claro que eles também me mostram coisas que eu posso e devo melhorar."

Essas áreas de melhora estão principalmente no aspecto defensivo do seu jogo. De acordo com Rothe, ele gostaria de melhorar suas habilidades defensivas um contra um:

"Meus pontos fortes sempre foram na área ofensiva, mas tenho alguns problemas defensivamente... Tenho problemas, especialmente quando jogo defensivamente no um contra um contra jogadores rápidos e animados. Tenho que melhorar nisso."

Rothe também está se divertindo com o fato de que ele está conseguindo desempenhar um papel tão importante enquanto estiver emprestado. Quando questionado se ficou surpreso por se tornar um jogador tão importante tão rapidamente, ele expressou o quão feliz isso o deixa e como também é imperativo para seu desenvolvimento como jogador, afirmando que é a única maneira que ele pode esperar melhorar; Pressionando para ser aquele jogador de grande importância para o seu time e ficando o máximo de minutos em campo possível, ficando livre de lesões.

Embora esteja claro que Rothe tem um caminho a percorrer em termos de seu desenvolvimento, também está claro que ele está no caminho certo e também comprometido com sua melhora geral como jogador. É mais do que provável que, ao final de seu empréstimo, o clube busque torná-lo parte integrante de seus planos futuros e talvez ele possa se tornar um dos rostos de longa data do clube e sua identidade em campo quando for o momento certo. (Via BVB Buzz)