Texto por Colaborador: Redação 06/07/2024 - 00:10

Após as impressões positivas do Campeonato da Europa na Alemanha, a União Europeia de Futebol (UEFA) está a introduzir a nova regra de reclamação em todas as suas competições de clubes. Conforme anunciou a organização, a partir da nova temporada apenas o capitão poderá discutir com os árbitros, inclusive na Liga dos Campeões. Se o capitão for o goleiro, as equipes podem nomear um jogador de campo alternativo como pessoa de contato, à semelhança do Euro 2024.

A mudança nas regras provou ser uma “nova linha de comunicação bem-sucedida” entre árbitros e jogadores no Campeonato Europeu na Alemanha, explicou a UEFA. Houve “inegáveis progressos para a imagem do futebol”.

A organização argumentou ainda que a regra melhorou a comunicação sobre as decisões dos árbitros e promoveu a confiança mútua.

No Campeonato Europeu, graças à regra, havia significativamente menos matilhas formadas em torno do árbitro, apenas os capitães falavam.

As tentativas de discussão de assuntos por parte de jogadores sem braçadeira de capitão foram severamente punidas com cartão amarelo em diversas ocasiões, e as advertências tiveram efeito dissuasor. A introdução da nova regra para a próxima temporada também está a ser analisada para as ligas profissionais alemãs. 

via Sport.de