Texto por Colaborador: Redação 24/12/2022 - 01:00

O Borussia Dortmund pode esperar uma chuva quente de dinheiro. Um adicional de 30 a 40 milhões de euros logo fluirá para os cofres do BVB, com mais receitas a seguir. O diretor administrativo Hans-Joachim Watzke olha para a marca de 500 milhões de euros.

Uma razão para a receita adicional é a reforma planejada da Liga dos Campeões da UEFA. A partir da temporada 2024/25, 36, em vez dos 32 anteriores, jogarão na categoria rainha. O novo modo garante mais jogos e, portanto, mais renda.

Mais jogos para o BVB: assim será a Liga dos Campeões a partir da temporada 2024/25

A fase de grupos da categoria rainha será abolida no futuro. Em vez disso, uma única tabela será determinada a partir de todos os jogos das 36 equipes, que são divididas em quatro grupos nas listas de cabeças-de-chave. Oito jogos da fase preliminar (anteriormente: seis) estão garantidos para o BVB e demais participantes.

Os primeiros oito clubes da tabela geral se classificam diretamente para as oitavas de final, os 16 clubes abaixo jogam com outros oito participantes em uma fase eliminatória. Aqueles que terminarem nas posições 25 a 36 são eliminados após a fase preliminar.

Além disso, há uma possível receita com a qualificação para o Mundial de Clubes 2025, da qual participarão 32 seleções de acordo com o plano do chefe da FIFA, Gianni Infantino. Isso deve ser jogado nos moldes de uma Copa do Mundo para as seleções nacionais. Watzke considera a Mega Copa do Mundo "basicamente uma coisa boa" e vê "grande potencial financeiro".

Outras possíveis fontes de receita do BVB de acordo com Ruhr Nachrichten: o marketing estrangeiro intensificado do clube, digitalização progressiva e um futuro parceiro estratégico para a DFL.

Segundo Watzke, o BVB espera faturar 500 milhões de euros por ano no futuro, sem incluir a receita de transferências. "Não vamos desistir desse objetivo", diz o cartola de 63 anos.

Segundo os analistas da Hauck Aufhäuser Lampe, o resultado ajustado pelas transferências deve ascender atualmente a 412,5 milhões de euros, mais 60 milhões de euros do que no ano passado.

Via Ruhr24