O Borussia Dortmund saiu prematuramente da Champions League. No novo ano, a equipe da Bundesliga vai competir na Liga Europa. De acordo com Rene Adler, isso poderia ter um efeito negativo sobre o paradeiro de jogadores importantes. Nas negociações com talentos de grande talento, a participação regular na Liga dos Campeões é um argumento importante para o BVB.
Desde 2011, o clube só falhou a qualificação para a maior competição europeia de clubes na temporada 2014/15, tendo também chegado à fase a eliminar por sete vezes. Tal como 2011 e 2017, este ano o BVB termina depois da fase de grupos, atrás do Ajax Amsterdam e do Sporting, a equipa de Marco Rose terá de se contentar com o terceiro lugar.
René Adler teme que a saída prematura da Champions possa reduzir as chances de jogadores de destaque como Erling Haaland ou Jude Bellingham: "Esses jogadores precisam da plataforma da Liga dos Campeões. É por isso que essa eliminação deveria ser avaliada ainda mais quando se trata de: Os jogadores ficam com o Borussia Dortmund para a próxima etapa? ", Disse o ex-goleiro neste domingo na Sky90 .
"Um Bellingham provavelmente pensará nisso se você - com todo o respeito - for eliminado em terceiro lugar em um grupo como este. Na Bundesliga, no entanto, o BVB está no caminho certo e é o segundo, atrás do Bayern de Munique, com 30 pontos. A vantagem sobre as vagas fora da Liga dos Campeões já é de dez pontos - e se vencer o Bayern, Schwarzgelb chegaria até a assumir a liderança da classificação. Enquanto houver a perspectiva de uma participação na Liga dos Campeões na próxima temporada, o fim antecipado não poderia, portanto, ter muito impacto.