Texto por Colaborador: Redação 30/11/2022 - 12:18

O BVB perdeu o último jogo da Ásia Tour 2022 pro 2 a 2 contra a seleção vietnamita. Donyell Malen inicialmente colocou o BVB na liderança. Após as vitórias contra o Lion City Sailors em Cingapura e o Johor Southern Tigers na Malásia, o BVB enfrentou a equipe nacional do Vietnã no terceiro e último jogo do Turnê Asiática em Hanói, diante de mais de 30.000 espectadores. O sub-19 Samuel Bamba, que havia marcado três vezes nos jogos anteriores, estava no time titular pela primeira vez.

O Vietnã começou com coragem e lançou o primeiro ataque do jogo no primeiro minuto, mas uma assistência não encontrou nenhum aproveitador. A primeira chance de gol do Dortmund foi criada por Donyell Malen: Antonios Papadopoulos já havia encenado o atacante com um ótimo passe para o lado esquerdo. Malen finalizou da rodízio, mas sobre o goleiro Van Hoang Nguyen (5). Em seguida, o goleiro Alexander Meyer, do Dortmund, foi à trave (9º) em uma finalização dos anfitriões. Depois de Malen ter disparado ao lado do poste direito aos 10 minutos, marcou quatro voltas de ponteiro depois a vantagem de 1-0 para o BVB: Felix Passlack tinha caído e completado Malen a seis metros. Do poste de dentro a bola quicou no gol.

A liderança do BVB foi merecida. Depois de uma fase inicial acidentada, o BVB encontrou melhor o caminho para o jogo e não permitiu mais o acesso ao Vietnã. Em poucos minutos, Bamba falhou com um cabeceamento (22.), Malen rematou pouco depois (23.), Moritz Broschinski não conseguiu controlar a bola a poucos metros da frente da área (27.) e quis colocar Malen no lugar de Göktan Gürpüz. No entanto, a defesa interceptou o passe cruzado (28.). O BVB não conseguiu ampliar a vantagem, em vez disso, os vietnamitas chegaram ao surpreendente empate: Meyer conseguiu se defender de um chute a gol apenas no meio, onde Tien Linh Nguyen marcou para 1:1 (36). Oito minutos depois, Tien Linh Nguyen reapareceu na frente de Meyer, mas falhou no guarda-redes do Dortmund.

O segundo tempo, para o qual o técnico do BVB, Edin Terzic, trouxe oito novas forças, começou cauteloso. Só aos 57 minutos é que o BVB chegou à primeira conclusão: o guarda-redes vietnamita conseguiu desarmar a finalização de Papadopoulos no poste curto. Depois de uma hora de jogo, o goleiro Marcel Lotka segurou com uma defesa de pé contra Van Toan Nguyen, ele também estava no local para o chute seguinte. No mesmo minuto, Ole Pohlmann colocou a bola no poste, mas desta vez a bola não quicou em cima da linha, mas voltou para o campo. Quatro minutos depois, Lotka voltou aos holofotes quando se destacou contra Duc Chinh Ha. Por outro lado, Justin Njinmah falhou com a sua tentativa de saltar o guarda-redes (66.º), Emre Can acertou um remate de longa distância demasiado alto (70.º) e Marco Pasalic rematou para a rede de fora (79.º). O gol da vitória por 2 a 1 para o Vietnã foi marcado por Tuan Hai Pham com um pênalti aos 90 minutos.

O terceiro amistoso marcou o fim da Tour Asiática 2022 do Borussia Dortmund. Imediatamente após o jogo, a equipe viaja de volta para a Alemanha.

BVB 1º tempo: Meyer – Passlack, Papadopoulos, Hummels, Schulz – Gürpüz, Özcan –Bamba, Malen, Pohlmann – Broschinski.

BVB 2º tempo: Lotka – Semic, Papadopoulos (Coulibaly 62), Hummels (Collins 62), Aning – Pasalic, Can, Michel, Braaf – Njinmah, Pohlmann (Rijkhoff 62).

Gols:0:1 Malen (13.), 1:1 Tien Linh Nguyen (36.), 2:1 Tuan Hai Pham (90./FE)