Texto por Colaborador: Redação 20/02/2024 - 00:05

Com base no ano passado, o Borussia Dortmund ficou em segundo lugar mundial em número de espectadores. O BVB recebeu uma média de 81.312 torcedores em seus jogos em casa - apenas o Barcelona teve mais. No entanto, o Borussia nem sequer está entre os 20 primeiros no que diz respeito à receita por jogo em casa. Existem várias razões para isso.

Isto é apresentado pelo Transfermarkt, onde é citado o relatório financeiro da UEFA.

Desde o início torna-se claro quão imensas são as diferenças nas receitas por espectador pagante, que incluem tanto os tradicionais bilhetes diários como os bilhetes sazonais, bem como todos os alojamentos e camarotes. No BVB é em média 26 euros que um visitante paga pelo seu bilhete. No PSG são 140 euros porque lá existe uma grande variedade de assentos particularmente caros, que também são utilizados em conformidade.

Com cerca de metade (46.417 em média) dos espectadores, o Paris St. Germain gera mais de três vezes mais volume de negócios num dia de jogo em casa do que o Borussia Dortmund. No BVB são 2,1 milhões de euros, enquanto na capital francesa são 6,6 milhões de euros. Além disso, muitas das ligas rivais europeias simplesmente têm mais jogos no seu calendário. A Premier League, a Serie A e a La Liga contêm cada uma 20 equipes. Freqüentemente, há mais de uma competição de copa.

PSG com maior receita por ingresso vendido

Isso explica porque o Borussia Dortmund tem o segundo maior número de espectadores do mundo, mas nem sequer está entre os 20 primeiros quando se trata de receitas provenientes de jogos em casa. Este balanço é liderado pelo Barcelona, que gerou 190 milhões de euros de espectadores, à frente do PSG com 153 milhões de euros e do Tottenham Hotspur com 135 milhões de euros.

Mesmo os clubes que jogam em ligas menores, como o Celtic Glasgow (47 milhões) ou o Ajax Amsterdam (45 milhões), ficam à frente do Borussia Dortmund, que fica de fora do top 20. O eterno concorrente Bayern Munique, por outro lado, está lá em cima. Com 121 milhões de euros, o FCB está em sexto lugar e também ganha cerca de 3 milhões de euros a mais por jogo em casa do que o BVB. Os outros clubes alemães seguem o BVB com este rendimento por jogo em casa:

Eintracht Frankfurt 1,9 milhões de euros
Rasenballsport Leipzig 1,5 milhões de euros
VfB Estugarda 1,4 milhões de euros
SC Friburgo 1,1 milhões de euros

Voa bvbwild

Categorias

Ver todas categorias

O BVB acerta em renovar com Sebastian Kehl?

Sim

Votar

Não

Votar

38 pessoas já votaram