Texto por Colaborador: Redação 06/08/2023 - 15:54

No início da temporada, o Borussia Dortmund venceu por 3 a 1 o Ajax, da Holanda. O último teste antes do início dos jogos competitivos produziu um vencedor.

Edin Terzic começou com dois estreantes no BVB, Bensebaini e Sabitzer. O goleiro Meyer, Ryerson e o ex-capitão Reus também foram titulares, Adeyemi esteve ausente devido a problemas musculares, tal como Kobel (ligeira rotura de fibras musculares). No Ajax, Maurice Steijns contou com os ex-jogadores da Bundesliga Klaassen (Bremen) e Brobbey (Leipzig), Kudus e Bergwijn atuaram na ofensiva.

Ao contrário do primeiro tempo, o BVB recompensou. E não só criou as chances, mas também limpou as coisas. Um sinônimo de eficiência foi Felix Nmecha no segundo tempo. O jogador substituto do BVB marcou duas vezes em poucos minutos. E assim contribuiu decisivamente para a vitória.

Mesmo que tenha ficado mais quieto sobre o recém-chegado depois disso. As outras forças ofensivas também estão atacando. Haller, Malen e Moukoko também estavam com fome. O último teste antes do recomeço dos jogos oficiais foi definitivamente satisfatório para treinadores e jogadores. 

Após a rápida fase inicial, o jogo tomou um fôlego curto. Aos 27 minutos foi novamente Reus, que falhou após finalização de Julian Ryerson no goleiro. Niklas Süle desviou perigosamente um remate de Steven Bergwijn, mas Alex Meyer respondeu de forma brilhante no arco do Dortmund (29'). O BVB interferiu no início do primeiro tempo, impôs um ritmo alto e mostrou boas combinações. Outro chute de Reus de 18 metros, mas Rulli conseguiu desviar a bola por cima do travessão com a ponta dos dedos dois minutos antes do intervalo, então foi 1 a 1 para o vestiário.

Após o intervalo, o BVB voltou a assumir o comando. Num primeiro momento, Haller não conseguiu aproveitar uma oportunidade de calcanhar (47’), depois o suplente Felix Nmecha mostrou as suas qualidades: após passe de Haller, fez o 2-1 aos 54 minutos e seis minutos depois fechou outro belo ataque para o 3º gol: 1 de folga. Amarelos e negros dominaram os convidados, o Ajax só apareceu depois de uma boa hora, quando Mohammed Kudus disparou ao segundo poste (62.º). Pouco tempo depois, Meyer defendeu duas vezes para escanteio (73'/76'). Aos 80 minutos, o goleiro também fez forte defesa no duelo mano a mano com Brobbey. Do outro lado, Jorrel Hato raspou uma bola na linha do gol cinco minutos depois.

O BVB iniciará a temporada com seu primeiro jogo oficial no sábado, enquanto o clube da liga regional TSV Schott Mainz estará esperando na primeira rodada da Copa DFB. 

Gols : 1-0 Brandt (6º); 1:1 Brobbey (7º), 2:1 Nmecha (54º), 3:1 Nmecha (60º)

Escalação

Borussia Dortmund : Meyer - Bensebaini (72º Bueno), Süle, Hummels, Ryerson (63º Wolf) - Can - Brandt, Sabitzer (71º Özcan), Reus (46º Nmecha), Malen (63º Hazard) - Haller (63º Moukoko)

Ajax: Rulli (63º Ramaj) - Rensch, Aertssen (46º Médico), Hato, Salah-Eddine - Tahirovic, Taylor (63º van den Boomen) - Kudus, Klaassen (63º Berghuis), Bergwijn-Brobbey