Texto por Colaborador: Redação 10/10/2023 - 17:08

João Neves é titular no Benfica desde o final da temporada passada. Não é à toa que vários clubes de toda a Europa estão olhando de perto para o jogador de 19 anos - incluindo o Borussia Dortmund.

O técnico Roger Schmidt não ficou sem João Neves em nenhuma partida competitiva nesta temporada. O talento excecional do Benfica, de 19 anos, fez sete das onze partidas possíveis no onze inicial. As qualidades do meio-campista passável são indispensáveis para Schmidt e naturalmente atraem clubes de ligas maiores.

De acordo com informações do '90min.com', o BVB está intensamente interessado no jovem. Mas o BVB não está sozinho. Clubes ingleses de alto calibre, como o Manchester United e o rival Manchester City, também disputam Neves. A joia do meio-campo também teria atraído a atenção de Paris Saint-Germain e Juventus. Em junho, o Bayern também foi ligado a Neves.

O Benfica, no entanto, tem a situação sob controle. Foi apenas em agosto que o contrato com o talento excepcional foi estendido até 2028. Como é habitual no tradicional clube de Lisboa, incluindo uma cláusula de saída muito elevada. Segundo relatos, isso foi fixado no equivalente a 120 milhões de euros.

No entanto, o fato de Neves ter que se movimentar por esse valor não está definido. Pelo contrário, o Benfica antecipou um desenvolvimento potencialmente rápido do internacional em ascensão. Neves foi convocado para os jogos contra Eslováquia (13 de outubro) e Bósnia-Herzegovina (16 de outubro), enquanto sua primeira aparição pela Seleção ainda está por vir.

Se você olhar de perto os números de Neves, fica claro por que os principais clubes europeus estão famintos pelo jovem profissional. Na Liga Portugal, Neves tem 88 tentativas de passe por 90 minutos, segundo o provedor de dados 'fbref.com'. 91,2% são bem-sucedidos. Com esses valores, Neves está entre os dois primeiros por cento de todo o campeonato.

O facto de o Benfica ter vendido Enzo Fernández (22 anos) ao Chelsea por 121 milhões de euros no inverno passado já não é muito importante devido às fortes exibições de Neves. A saída do argentino campeão mundial foi compensada. No entanto, pode ser que o Benfica tenha de ocupar novamente o lugar de Neves a médio prazo. (Via fussballtransfers)