Texto por Colaborador: Redação 10/02/2024 - 00:00

O BVB-U19 surpreendentemente perdeu por 1-2 para o MSK Zilina na quarta-feira (7 de fevereiro). Isto significa que a temporada da Liga Juvenil para os jovens do BVB terminou prematuramente. Os jovens do Borussia Dortmund viajaram de volta para a região do Ruhr, decepcionados.

“Isso dói”, admitiu Mike Tullberg, visivelmente abatido, em entrevista à própria mídia do clube após a amarga derrota no leste da Eslováquia. O BVB realmente fez um jogo decente e até liderou por 1 a 0 graças a um gol do melhor jogador Paris Brunner.

No segundo tempo, os A-Juniors perderam ótimas chances de gol e foram punidos friamente pelos donos da casa. Primeiro, Zilina empatou aos 47 minutos. Porém, o aumento de oportunidades ficou do lado do Dortmund. No entanto, no final foram os campeões eslovacos que comemoraram após o apito final. O meio-campista Michal Pekelsky (89º) colocou recentemente suas cores no caminho das vitórias.

Tullberg não precisou pensar muito sobre como ocorreu essa derrota devastadora. Defensivamente defenderam com muita leveza e no ataque faltou-lhes o sangue frio necessário. Segundo Tullberg, dois jogadores do BVB que recentemente experimentaram a vida profissional foram os principais responsáveis por esta última: Paris Brunner e Samuel Bamba.

“Os meninos implementaram bem o nosso plano, jogaram um ótimo futebol quando tinham a bola e criaram ótimas chances. Sammy (Bamba, nota do editor) e Paris (Brunner) sozinhos deveriam ter marcado três ou quatro gols. Mas na defesa éramos fisicamente inferiores a Zilina e muito vulneráveis. No geral, permitimos muitas chances contra um bom adversário”, resumiu o dinamarquês.

Lars Ricken, diretor do centro de desempenho juvenil do Borussia Dortmund, viu a mesma coisa : “Ficou claro para nós que teríamos problemas na defesa. O que mais me irrita é que não aproveitamos as oportunidades no início. “Não sei quando tivemos tantas oportunidades de marcar na Liga Juvenil”, queixou-se o homem de 47 anos.

No entanto, no final, ambos chegaram a uma conclusão globalmente positiva sobre a temporada da Youth League e já estavam ansiosos: “Não é uma frase vazia quando dizemos que os rapazes aprendem muito com os jogos da UEFA Youth League. Também de uma derrota dolorosa e de um sentimento que não necessariamente querem sentir novamente. Para isso, em caso de dúvida, terá que fazer ainda mais e estar ainda mais focado. Esta é uma experiência extremamente valiosa para eles”, acredita Lars Ricken.

E ainda: “Gostamos desta competição, que é tão valiosa para a formação e desenvolvimento dos nossos talentos.” Mike Tullberg também seguiu a mesma linha.

“Sob as atuais condições de pessoal, não era possível muito mais. No geral, fizemos uma ótima temporada, os meninos se venderam caro e voltaram a representar muito bem o Borussia Dortmund. Nossos jovens jogadores podem tirar muito proveito desta competição que os ajudará no futuro.” (via ruhr24)