Texto por Colaborador: 19/01/2021 -

O Borussia Dortmund perdeu o principal jogo da 17ª rodada da Bundesliga. Nesta terça-feira, o BVB foi derrotado por 1: 2 (0: 1) para o terceiro colocado, Bayer Leverkusen. Após o empate de Brandt, no entanto, o jogo poderia ter mudado completamente.

Era um confronto direto para que os auri-negros pudessem se recuperar, o que se viu na BayArena todavia mostrou toda fragilidade de uma equipe que passa por uma transição no meio da temporada e que ainda mostrou reação com Brandt, mas num contra-ataque viu o Leverkusen matar a partida.

Em um jogo bastante equilibrado, o Borussia cometeu muitos erros, principalmente no primeiro tempo, e ainda estava bem servido com a desvantagem de 0-1 no intervalo (gol de Diaby aos 14 minutos). Mas na segunda etaoa, o BVB poderia ter virado o jogo, teve várias chances de fazer o 2 a 1 após o empate de Brandt (67º), mas recebeu um contra-ataque mortal de Wirtz (80º).

Foi o pior jogo da atual temporada: vimos um time apático, com muitos erros defensivos e ofensivos. Um time muito espaçado e assim Diaby conseguiu fazer o que quis, principalmente no primeiro tempo. O Leverkusen poderia sair com uma vantagem grande e podendo já ter definido o placar.

O francês foi mostrando suas credenciais, e logo nos primeiros minutos abriu o placar. O Dortmund sentiu o gol logo no começo, e assim foi amplamente dominado. Burki fez varias intervenções na partida. Se não fosse o suíço, os donos da casa poderiam ter um placar mais elástico.

Na volta para a etapa complementar, o Leverkusen achou que tinha o resultado nas mãos, e continuou perdendo chances. Aos poucos o BVB foi entranto na partida, mesmo com algumas dificuldades foi ganhando confiança para buscar. E o empate chegou já na parte final do jogo. E foi nos pés de Brandt, que depois de um longo jejum na Bundesliga, o camisa 19 acertou um belo chute. E com a igualdade no placar o jogo ficou aberto.

Novamente como ocorreu diante do Maiz, o BVB teve a chance de virar e deixar o jogo em suas mãos, mas a zaga do Leverkusen salvou a bola em cima da linha. Depois disso, o BVB “acordou”, começou a criar as oportunidades, mas foi perdendo uma a uma, e como ditado quem não faz toma.

Num rápido contra-ataque, Diaby encontrou Wirtiz sozinho, o camisa 27 não teve trabalho e bateu forte na saída de Burki. No momento em que o BVB estava melhor, e estava mais perto do segundo do que o oponente. E já no fim teve uma chance com Delaney, mas a bola subiu e saiu por cima do gol.

Agora, o próximo jogo do time auri-negro é contra o Borussia MÖNCHENGLADBACH, pela 18º rodada do campeonato alemão, às 16:30 da próxima sexta-feira (22)

BAYER LEVERKUSEN 2x1 BORUSSIA DORTMUND

LEVERKUSEN: Hradecky – L. Bender, Tah, Tapsoba, Wendell (60. Sinkgraven) – Aranguiz (69. Demirbay) – Wirtz, Amiri – Diaby, Alario (69. Schick), Bailey

DORTMUND: Bürki – Meunier, Akanji, Hummels, Guerreiro – Bellingham (83. Moukoko), Delaney – Sancho (73. Reyna), Reus (89. Tigges), Brandt – Haaland