Texto por Colaborador: Redação 01/07/2023 - 01:03

Agora, menos dinheiro da TV está sendo pago do que o planejado originalmente. Esta é a situação atual dos clubes de Revier e arredores.

Os 36 clubes da Bundesliga receberão menos dinheiro do marketing de TV na próxima temporada do que o planejado originalmente. Isso foi confirmado pelo diretor administrativo da DFL, Axel Hellmann. Os clubes "estão a ser informados muito prontamente", disse Hellmann, que, juntamente com Oliver Leki, formará a gestão interina da Deutsche Fußball-Liga GmbH até esta sexta-feira.

A DFL deveria originalmente distribuir cerca de 1,3 bilhão de euros em receitas de marketing nacional e internacional para os 36 clubes profissionais na temporada 2023/24. Segundo o Sport Bild, o menos ronda agora os 100 milhões de euros. "Não vou comentar sobre um número específico até que seja comunicado aos clubes", disse Hellmann. Mas "a direção do que foi publicado" está correta. O diretor administrativo da DFL atribui a redução ao negócio fracassado com o investidor. A pressão para que um patrocinador ingressasse na DFL recentemente não conseguiu a necessária maioria de dois terços entre os 36 clubes profissionais.

As consequências seriam "tangíveis para os clubes agora, haverá menos no orçamento no próximo ano", disse o porta-voz do Frankfurt Eintracht. Hellmann explicou "que os custos serão maiores para que tenhamos a capacidade de agir". É "uma consequência do processo descontinuado do investidor que a manta está ficando menor".

O que isso significa para os clubes da região do Ruhr ainda está em aberto. Até agora, o VfL Bochum esperava um acréscimo de 5,1 milhões de euros para a próxima temporada (ano anterior 33,3 milhões), o Borussia Dortmund poderia contar com mais 700.000 euros (ano anterior 80,1 milhões). O Borussia Mönchengladbach já teve de registar menos 6,1 milhões (66,6 milhões no ano anterior), pelo que é possível que haja ainda mais perdas com o marketing televisivo. Os times da segunda divisão devem receber cerca de 200 milhões do pote da TV. FC Schalke 04 está listado com doações de 21,5 milhões de euros. Para comparação: Isso é menos da metade do valor que o S04ainda levou na Bundesliga. O Schalke 04 recebeu exatamente 44.230.087 euros na última temporada. A Fortuna Düsseldorf ainda está listada com 16,2 milhões.

Na assembleia geral anual, o CEO do Schalke, Bernd Schröder, recentemente fez campanha novamente por uma nova chave de distribuição para o dinheiro da televisão. Clubes de alto alcance com muitos torcedores, como o Schalke, devem receber mais dinheiro. "Eu e o Schalke 04 lutaremos por isso", disse Schröder. O Gelsenkirchener pertencia recentemente ao grupo de clubes que não aprovaram o pedido de um investidor para ingressar na DFL. A distribuição pretendida do dinheiro também desempenhou um papel aqui.

"Porta fechada sem alternativa"

Torna-se “tangível o que significa ter fechado uma porta sem ter colocado uma alternativa sobre a mesa, ter moderado um processo sem realmente saber como se posicionar”, disse o diretor administrativo da DFL, Axel Hellmann. Todos têm de conviver com o fato de que “enfrentamos desafios de curto prazo, como a DFL, mas também os clubes estão se financiando”.

O pano de fundo da redução é que a DFL receberá mais impostos dos clubes pelos negócios operacionais e que mais dinheiro fluirá para a Associação Alemã de Futebol como resultado do novo contrato básico. A receita da comercialização doméstica de direitos de transmissão é de cerca de 1,1 bilhão de euros por temporada. Além disso, são cerca de 160 milhões de marketing externo.