O Borussia Dortmund anunciou nesta segunda-feira a contratação do atacante sueco Alexander Isak, chamado em seu país de "novo Ibrahimovic". A equipe alemã venceu a concorrência contra o Real Madrid, que também estava interessado no jovem atleta de apenas 17 anos - sua contratação chegou a ser dada como certa pela imprensa espanhola.
O clube de Alemanha não informou o valor da negociação, mas a mídia europeia estima que o BVB tenha pago 10 milhões de euros (R$ 34 milhões) ao AIK, da Suécia, que revelou o atleta. O Dortmund tem se destacado nos últimos anos por ser um clube que oferece grandes oportunidades a jogadores jovens - Christian Pulisic (18), Ousmane Dembélé (19), Julian Weigl (21) e Raphael Guerreiro (23) são exemplos de que no clube aurinegro a idade é apenas um número.
Comparando as oportunidades que deverá receber no Borussia Dortmund com as que poderia aproveitar no Real Madrid, é fato que Isak terá muito mais minutos na Alemanha, uma vez que o ataque do time de Zidane composto por Benzema, Bale e Cristiano Ronaldo é incontestável.
O caso de Martin Odegaard também foi levado em conta para a mudança, segundo o Guardian: o atacante norueguês, contratado em janeiro de 2015 aos 16 anos, poucas chances teve no elenco principal do time espanhol e hoje está emprestado ao holandês Heerenveen. Pelo AIK, Isak marcou dez gols em 24 jogos da atual temporada do Campeonato Sueco.
O jovem de 17 anos entrou para a história do futebol do seu país ao se tornar o segundo jogador mais jovem a atuar pela seleção da Suécia, no confronto contra a Costa do Marfim, no último dia 8 de janeiro. Como o sueco ainda é menor de idade, a transferência só será definitivamente completada após aprovação da Fifa. Segundo disse o Dortmund em seu site oficial, isso deve acontecer "muito em breve".
Fonte: ESPN