Apesar de precisar de um "pequeno milagre" para conquistar o título da Bundesliga no último dia da temporada, o Borussia Dortmund já tem sua festa de confraternização planejada.
O Bayern de Munique, que lidera por dois pontos e tem uma enorme vantagem sobre o saldo de gols, é o favorito para conquistar o sétimo título consecutivo de recorde no sábado. Mas o BVB não perdeu a esperança.
"Tenho a sensação de que estamos à beira de algo grandioso", disse o presidente-executivo de Dortmund, Hans Joachim Watzke. "Eu mesmo não posso explicar isso."
O Bayern precisa apenas de um ponto em casa contra o Eintracht Frankfurt, que não venceu os campeões em 15 jogos do campeonato e perdeu em suas últimas nove visitas a Munique. Enquanto isso, o Dortmund enfrenta um duro jogo contra o Borussia Mönchengladbach ao mesmo tempo.
“Ainda é possível. Queremos alcançar o pequeno milagre ”, disse Sebastian Kehl, um ex-meia auri-negro que agora é um dirigente do clube e trabalha em estreita colaboração com os jogadores. "Se houver uma pequena oscilação do Bayern, queremos usá-la."
Os planos para um desfile de ônibus aberto nas ruas do Dortmund no domingo foram feitos com meses de antecedência, quando o time liderava a tabela com nove pontos sobre o Bayern.
"Nós olhamos para a classificação", disse Oliver Nestler, chefe do corpo de bombeiros da cidade.
Mas Dortmund desperdiçou sua liderança em empates consecutivos contra o Frankfurt, Hoffenheim e Nuremberg em fevereiro, antes de perder em Augsburg. Uma derrota de 5-0 para o Bayern, em Munique, sublinhou a diferença entre as equipes no mês passado, antes de o BVB perder mais pontos em casa frente ao Schalke e depois Werder Bremen.
O Bayern poderia ter conquistado o título no último final de semana, mas conseguiu um empate sem gols em Leipzig. No entanto, a equipe está determinada a tomar o segundo do que o técnico Niko Kovac descreveu como "duas bolas de jogo" contra o Frankfurt, sua ex-equipe, e trazer o que tem sido uma temporada de testes para um fechamento bem-sucedido.
"Se tivéssemos essa situação no inverno, que poderíamos ser campeão com uma vitória em casa contra o Frankfurt, teríamos assinado imediatamente", disse o ala do Bayern, Thomas Müller.
Deve ser simples. O Frankfurt conquistou a última das três vitórias em Munique (a partir de 47 visitas) em novembro de 2000, ficando sem sofrer gols apenas duas vezes nesses 47 jogos.
O Frankfurt sofreu oito gols nos últimos dois jogos do campeonato e está sentindo claramente o efeito de uma longa temporada na Europa. A equipe empurrou o Chelsea com força antes de se retirar nas semifinais da Liga Europa.
O Frankfurt, que ficou em quarto e último lugar na classificação da Liga dos Campeões, agora está em sexto lugar e corre o risco de perder a classificação mesmo para a Liga Europa.
"Só nos culpamos por essa situação", disse o técnico do Frankfurt, Adi Hütter, que substituiu Kovac e liderou a equipe de Frankfurt em sua melhor campanha da liga. “Ainda temos a chance de nos classificar novamente. Nós temos que levar isto. ”
Com favores de outros lugares e uma vitória em Munique, Frankfurt pode até recuperar o quarto lugar e conquistar seu lugar na principal competição da Europa pela primeira vez desde 1960.
Um presságio dá esperança a Frankfurt - e Dortmund -: o Bayern nunca ganhou o título em casa desde que se mudou para o novo estádio em 2005.