Texto por Colaborador: Redação 19/02/2024 - 00:20

O Borussia Dortmund está de volta ao caminho da qualificação para a Liga dos Campeões como quarto colocado na Bundesliga. Isto já foi financeiramente muito lucrativo, mas a partir da próxima temporada será ainda mais: é assim que funcionará a nova modalidade da Liga dos Campeões

A UEFA está a aumentar o número de participantes da categoria rainha de 32 para 36 equipes e também o prémio monetário. 2,467 bilhões de euros serão agora distribuídos entre os clubes, informa o Kicker. Este valor rondava anteriormente os 2 bilhões.

Graças a uma nova chave de distribuição, as receitas provenientes dos bônus de assinatura e de desempenho aumentarão. Como resultado, cada clube recebe cerca de 18,85 milhões de euros apenas através da sua participação. Isto significa um rendimento adicional fixo de quase 3,2 milhões.

Novo modo garante mais jogos para o BVB

A partir da próxima temporada, a conhecida fase de grupos será substituída por um sistema de liga em que cada clube compete contra oito equipes. Serão quatro jogos em casa e fora de casa cada, mas não haverá mais jogos em casa e fora de casa antes da fase a eliminar.

Ao aumentar de seis para oito jogos fixos, as receitas provenientes da venda de ingressos e outros fatores também aumentarão. Perder a Liga dos Campeões custará ainda mais caro no futuro do que antes.

O BVB também é recompensado por vitórias e empates

Embora a UEFA ainda não tenha comunicado os montantes exatos dos bônus de vitórias e empates, já foi anunciado que os chamados bônus de desempenho deverão representar 37 por cento em vez dos anteriores 30 por cento.

Isso torna o avanço ainda mais lucrativo. Para chegar à fase eliminatória, o clube deve terminar pelo menos em 24º lugar no sistema de liga.

Os oito primeiros se classificam diretamente para as oitavas de final, enquanto os colocados de 9º a 24º disputam os ingressos restantes entre si nos play-offs. Não há mais rebaixamento para a Liga Europa para as posições 25 a 36. A temporada internacional terminará imediatamente no futuro devido à saída da nova Liga dos Campeões.

Via ruhr24