A liga nacional de futebol alemã está novamente ameaçada com jogos fantasmas. Esse é o resultado das consultas federal-estaduais da última terça-feira. O jogo decisivo entre o BVB e o FC Bayern ainda deve acontecer na frente da torcida.
"Pode-se supor que a Bundesliga deve continuar a jogar sem espectadores. Essa é a decisão certa", disse o primeiro-ministro da Saxônia, Michael Kretschmer (CDU), após as deliberações nas quais a chanceler Angela Marke e seu sucessor Olaf Scholz também participaram.
A decisão final deve ser feita na quinta-feira em uma conferência de curto prazo dos primeiros-ministros.
Ainda existem "abordagens diferentes", relatou o primeiro-ministro da Baviera, Markus Söder (CSU), mas todos concordaram que "algo tem que acontecer no futebol".
Markus Söder: "Alta mobilidade na chegada e saída"
Söder pronunciou-se a favor de "progredir nas ligas profissionais sem espectadores até ao final do ano". Se não houver acordo sobre uma regulamentação uniforme em todo o país, a Baviera poderia decidir "sozinha".
Na Saxônia, a partida entre RB Leipzig e Bayer Leverkusen (1: 3) aconteceu no último domingo sem espectadores. Baden-Württemberg também se pronunciou a favor dos jogos fantasmas.
Söder justificou a medida dizendo "que a alta mobilidade na chegada e na saída é atualmente irresponsável". O futebol tem "uma grande função de modelo". Portanto, é preciso "reduzir os contatos em todos os lugares". Uma vez que a Bavária está lutando contra vários focos de infecção, o número de visitantes permitidos nos estádios foi recentemente reduzido.
O que isso significa exatamente para o jogo principal no sábado entre Borussia Dortmund e Bayern foi deixado em aberto pelo primeiro-ministro do NRW, Hendrik Wüst. O político da CDU espera "uma redução significativa nos grandes eventos". Imagens como as do fim de semana em Colônia deveriam e não existirão mais, disse Wüst: "Vamos tomar as decisões apropriadas."
BVB x FC Bayern diante de 27.000 torcedores?
De acordo com o "Ruhr Nachrichten", o duelo poderia acontecer com os fãs no Signal Iduna de Dortmund.
Assim, o BVB pode esperar quase 27.000 espectadores, o que seria um terço da capacidade normal do estádio. A regra 2G seria então aplicada, de forma que apenas aqueles que foram vacinados e aqueles que se recuperaram têm permissão para entrar na arena.
Na Renânia do Norte-Vestfália, os jogos fantasmas não deveriam estar na agenda geral por enquanto, relata o "dpa", citando uma "coleção de idéias" do comitê de coalizão CDU e FDP no parlamento estadual de Düsseldorf.