Texto por Colaborador: Redação 11/09/2023 - 14:14

Julian Brandt, do Borussia Dortmund, comentou sobre os problemas que a equipe vem tendo no início da temporada 2023/24 da Bundesliga.

Em uma entrevista publicada por Ruhr Nachrichten, Julian Brandt, do Borussia Dortmund, abordou uma série de tópicos relacionados a suas performances pessoais, mudança na dieta, mas o mais interessante foi ter algumas palavras de escolha a dizer sobre a atual sequência de forma de seu clube na Bundesliga. O Dortmund só conseguiu tirar cinco pontos de nove possíveis até agora, algo que Brandt foi rápido em admitir ser um problema:

"Temos cinco pontos, deviam ter sido nove, é sempre importante para mim tirar algo positivo da situação, e prefiro que aconteça depois da terceira jornada, onde nada de muito aconteceu, do que depois da 11° rodada, quando há muito que perdemos a cabeça."

O apelo de Brandt por uma reviravolta rápida é algo que ele acredita que o clube certamente pode alcançar, mas não houve açúcar no fato de que a equipe criou a situação em que se encontra por conta própria:

"... Deve ficar claro para todos, algo está fundamentalmente errado aqui! 2 a 0 no intervalo contra um time promovido, tem que ganhar o jogo, ponto final. Nós mesmos trouxemos esse drama."

As palavras de Brandt são uma demonstração de autoconsciência que é bem-vinda. Colocar a culpa em qualquer lugar que não seja as próprias exibições da equipe nos últimos dois jogos neste momento seria improdutivo, mas a disposição para aceitar uma necessidade de mudança é o primeiro passo para melhorar. Para Brandt, o Dortmund precisa seguir em frente e mostrar uma unidade coletiva quando a pausa internacional chegar ao fim. Em um sentido mais tangível, Brandt também pediu uma melhor tomada de decisão no terço final e uma consciência mais aguda do posicionamento dos companheiros antes de aproveitar ou criar chances:

"Temos que atuar como uma unidade com e contra a bola. No ataque temos que encontrar a melhor posição de finalização possível e também passar a bola para os outros. É sobre o sucesso do coletivo."

Nos últimos jogos, o time foi criticado pela falta de pontaria e precisão no passe. Muitas bolas soltas levaram a turnovers em posições perigosas. Com a propensão do Dortmund a comprometer muitos jogadores no ataque, esses contra-ataques levaram a muitas situações de três contra dois ou quatro contra dois que tiveram a defesa embaralhada, ao mesmo tempo em que criaram uma abertura para o adversário explorar. Brandt pediu uma melhor defesa nestas situações, mas também admitiu que os jogadores ofensivos têm de fazer a sua parte nesse aspeto também e melhorar o seu jogo defensivamente.

Em suma, a avaliação de Brandt é compartilhada por muitos apoiadores; O clube precisa trabalhar para parecer mais uma unidade dentro de campo. A natureza desarticulada de seu jogo até agora não os levará longe em termos de sua busca por pratas, mas se Brandt e seus companheiros de equipe puderem levar sua avaliação aberta e honesta a sério, talvez possamos testemunhar uma forte reviravolta depois que a pausa internacional chegar ao fim. (Via BVB Buzz)