Texto por Colaborador: Redação 25/06/2025 - 18:00

Sem brilho mas com uma atuação dominante, especialmente no primeiro tempo, o Borussia Dortmund garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA ao vencer o Ulsan HD, da Coreia do Sul, por 1 a 0 nesta quarta-feira (26), em Cincinnati, nos Estados Unidos. O gol da classificação foi marcado por Daniel Svensson, aos 36 minutos da primeira etapa.

O BVB terminou a fase de grupos com sete pontos, após vencer o Mamelodi Sundowns, empatar com o Fluminense e agora superar o Ulsan. 

Mesmo sob forte calor — os termômetros marcavam 37ºC no início do jogo —, o Dortmund controlou completamente as ações na etapa inicial. Com uma postura sólida, paciente e taticamente bem postada, a equipe alemã finalizou 20 vezes só no primeiro tempo. Coube a Svensson abrir o placar após bela jogada coletiva que envolveu Couto e Bellingham.

O placar poderia ter sido mais elástico, mas o goleiro sul-coreano Hyeon-Woo Jo, ex-Copa do Mundo, brilhou com defesas espetaculares em finalizações de Guirassy e Pascal Groß.

Com várias ausências importantes — como Schlotterbeck, Can, Özcan, Gittens e Kabar —, o técnico fez duas mudanças em relação ao jogo anterior, com Ryerson e Adeyemi ganhando espaço no time titular. A formação foi um 3-4-2-1 ofensivo, com Adeyemi atuando mais aberto e criando boas jogadas, enquanto o Ulsan apostava em um bloco baixo e contra-ataques rápidos em um 5-3-2.

O segundo tempo foi menos intenso por parte do Dortmund, e o Ulsan passou a oferecer mais perigo. Kobel precisou trabalhar e evitar o empate em alguns momentos. Ainda assim, a melhor chance da etapa final foi novamente dos alemães: Couto quase ampliou aos 83 minutos, mas parou outra vez em Jo.

Com a vitória, o Borussia Dortmund segue vivo no torneio em busca de um título inédito. O adversário nas oitavas será definido após o encerramento da fase de grupos.

FICHA & CURIOSIDADES

Categorias

Ver todas categorias

Kovac é uma boa escolha para o BVB?

Sim

Votar

Não

Votar

697 pessoas já votaram