Apesar de ter atuado pouco desde sua chegada em fevereiro, Carney Chukwuemeka deixou uma impressão positiva no Borussia Dortmund. Emprestado pelo Chelsea no último inverno europeu, o jovem meio-campista de 21 anos enfrentou problemas físicos e foi utilizado principalmente como opção no banco. Ainda assim, seu desempenho nos minutos em campo agradou à diretoria alemã, que já trabalha para mantê-lo na próxima temporada.
De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, os dois clubes planejam se reunir em breve para discutir alternativas viáveis que mantenham o inglês no Westfalenstadion. A tendência, segundo a imprensa alemã, é que o BVB não exerça a cláusula de compra estipulada em 35 milhões de euros — considerada alta demais neste momento.
A "Sky Sports" aponta que uma compra definitiva só se tornaria possível caso o Dortmund conquiste uma vaga na próxima Liga dos Campeões, objetivo que voltou a ser alcançável nas últimas rodadas. Mesmo assim, a preferência é por um novo empréstimo.
No podcast “Die Dortmund-Woche”, o repórter Oliver Müller, do Sport1, reforçou a intenção do clube: “Eles querem e vão tentar mantê-lo de todas as formas. Pelo que sei, a decisão de contar com ele na próxima temporada já está tomada.” Ainda não está claro, porém, qual será o modelo do acordo com o Chelsea.