Texto por Colaborador: Redação 10/06/2025 - 07:10

Desde o início de 2025, o Borussia Dortmund tem implementado uma nova filosofia de jogo em suas categorias de base sob o comando de Thomas Broich. A inspiração vem de grandes clubes europeus, como o Paris Saint-Germain, atual campeão da Liga dos Campeões.

“Queremos ser um bloco amarelo. Posso entrar nos duelos incondicionalmente, especialmente se souber que o jogador por trás de mim me protegerá. É como estar em uma matilha de lobos”, declarou Broich ao jornal Ruhr Nachrichten. “Em uma matilha de lobos, o primeiro pode rasgar, mas geralmente conduz a presa até um ponto onde o resto está esperando para finalizá-la. Transferimos essa ideia para o nosso estilo defensivo, no qual o jogador individual pode fazer pouco.”

Broich, que sucedeu Lars Ricken após sua promoção a diretor esportivo, explicou que antes o foco era no aspecto lúdico e na conquista de títulos. Agora, a abordagem representa uma verdadeira revolução: “Não estamos interessados em pensar em como vencer o próximo jogo do fim de semana ou em ganhar títulos na base. Nossa meta vai além. Por isso, nos perguntamos: como é realmente o futebol de última geração em toda a sua complexidade?”

O treinador destacou que os modelos do Dortmund são “os melhores dos melhores”, como PSG, Barcelona, Inter de Milão e Liverpool. “Analisamos isso e repassamos aos nossos meninos. Vamos ver o que podemos adotar por conta própria.”

Segundo Broich, essa nova filosofia está “muito, muito profundamente ancorada” no centro de performance do clube. O objetivo é formar jogadores para a equipe principal e não para outros clubes. “Temos que construir um futebol totalmente focado no treinamento”, concluiu.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram