Texto por Colaborador: Redação 15/10/2025 - 10:15

O Borussia Dortmund enfrenta novas acusações no escândalo de abusos que envolve um ex-gerente do clube. De acordo com o BILD, várias supostas vítimas apresentaram relatos detalhados sobre casos ocorridos nas décadas de 1970, 1980 e 1990, quando eram jogadores das categorias de base, torcedores ou vizinhos do acusado.

As descrições apresentadas pelas vítimas seriam semelhantes “até o último detalhe”. Dois homens já registraram queixa, e a polícia abriu investigação. Segundo o Ruhr Nachrichten, mais de cinco pessoas se apresentaram, acusando o ex-funcionário, hoje com 88 anos, de abuso sexual.

O Borussia Dortmund respondeu às denúncias com a abertura imediata de uma investigação interna. O clube também iniciou um procedimento de adjudicação e contratou um escritório de advocacia externo para apurar os fatos.

Um dos relatos, de um homem de 46 anos, menciona um episódio ocorrido em 1991, quando ele e o irmão foram convidados pelo então funcionário para uma viagem a Bremen. O ex-dirigente teria pago por uma hospedagem em hotel “com cama de casal”, e as agressões teriam continuado posteriormente na casa do acusado. O homem afirma ter sofrido mais de 150 abusos, alguns deles dentro do escritório do BVB, e que o irmão mais novo já havia sido tocado pelo ex-funcionário aos 11 anos.

Em nota, o Borussia Dortmund afirmou estar profundamente abalado com as novas revelações.

“As alegações anteriores contra um ex-funcionário do clube abalaram todo o BVB e afetam a todos nós”, declarou um porta-voz ao BILD. “O clube estabeleceu pontos de contato internos e externos para os afetados e apoiará totalmente as investigações externas.”

O representante acrescentou ainda que está sendo oferecido “apoio orientado para afetados e sensível ao trauma” em parceria com a Universidade Alemã de Esportes de Colônia.

O Borussia Dortmund já havia se desligado do ex-funcionário em 2023, após o surgimento de outra denúncia. Segundo o clube, uma acusação anterior, de 2010, não pôde ser comprovada à época, pois não havia provas ou queixas formais apresentadas.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram