O Borussia Dortmund entra em campo neste fim de semana com um retrospecto avassalador contra o Borussia Mönchengladbach em casa. O clube venceu os últimos dez confrontos pela Bundesliga no Signal Iduna Park e ainda soma uma vitória adicional pela Copa da Alemanha, totalizando onze triunfos consecutivos como mandante sobre os adversários do Baixo Reno. Ao todo, foram 38 gols marcados nessas partidas – uma média superior a três por jogo.
Na tabela, o duelo tem caráter decisivo: o Dortmund ocupa a oitava colocação, com dois pontos a menos que o Gladbach, sétimo colocado. Uma vitória em casa garantiria ao BVB a ultrapassagem e colocaria o time na zona de classificação às competições europeias.
Força em casa contra sequência visitante
O Dortmund já balançou as redes 34 vezes como mandante nesta temporada da Bundesliga, sete a mais do que no mesmo período do ano passado. Do outro lado, o Gladbach chega embalado: está invicto há cinco partidas fora de casa, com 13 pontos conquistados nesse recorte.
Retrospecto favorável e números expressivos
O histórico entre as equipes mostra ampla vantagem aurinegra. O Dortmund venceu 17 dos últimos 18 jogos em casa contra o Gladbach, e desde agosto de 1988 marcou ao menos um gol em todas as 32 partidas disputadas em seus domínios contra os adversários. O clube visitante sofreu 118 gols em Dortmund — número de três dígitos registrado por eles apenas também em Munique e Stuttgart.
O BVB soma ainda 23 pontos depois de estar perdendo por 1 a 0 contra o Gladbach — um recorde na Bundesliga entre dois adversários.
Campanhas e momento atual
Na atual edição do Campeonato Alemão, o Dortmund perdeu apenas uma das últimas quatro partidas, mas soma 42 pontos — 14 a menos do que no mesmo ponto da temporada passada. A equipe não perdeu nenhuma das últimas 14 vezes em que saiu na frente por 1 a 0. Por outro lado, desde a vitória sobre o Leipzig por 2 a 1, em novembro de 2024, o time perdeu todos os oito jogos em que sofreu o primeiro gol por 1 a 0.
O Gladbach, por sua vez, já superou os números da temporada anterior: são 44 pontos atualmente, contra 34 conquistados ao fim das 34 rodadas em 2023/24.
Duelo anterior e virada histórica
No último encontro entre os times no Signal Iduna Park, pela temporada passada, o Gladbach chegou a abrir 2 a 0 com Reitz e Koné, mas viu o Dortmund reagir ainda antes do intervalo. Sabitzer, Füllkrug e Gittens viraram o jogo para 3 a 2, e Malen decretou a vitória por 4 a 2 nos acréscimos da etapa final.
Empate no primeiro turno e maior goleada recente
Na partida do primeiro turno da atual Bundesliga, diante de 54.042 torcedores, o Dortmund saiu na frente com Gittens, mas viu o Gladbach empatar com um pênalti convertido por Stöger. Guirassy quase garantiu a vitória nos acréscimos, mas faltaram centímetros para o gol decisivo.
A maior goleada recente entre os clubes no Signal Iduna Park aconteceu em 20 de fevereiro de 2022, com vitória por 6 a 0 do Dortmund. Marco Reus foi o grande destaque daquela partida, com dois gols e três assistências.