Texto por Colaborador: Redação 20/05/2024 - 00:05

A nova tecnologia já esteve em uso no sábado no Signal Iduna Park. O estádio de Dortmund foi equipado com uma nova tecnologia de recepção 5G, que deverá ser capaz de fornecer recepção de dados com alto rendimento a 80 mil pessoas e seus celulares. Esta medida foi abordada no âmbito do próximo Euro 2024, que também será realizado em Dortmund. A nova tecnologia entrou em operação para o jogo em casa contra o Darmstadt 98.

É claro que o Borussia Dortmund tem interesse em poder oferecer este serviço melhorado em todos os jogos em casa do BVB no futuro. Especialmente porque o principal patrocinador do Borussia, 1&1, é, entre outras coisas, um operador de rede móvel e, claro, também anuncia em seu próprio nome.

Agora é utilizada a nova tecnologia Open RAN, que garante conexões estáveis e altas taxas de transferência de dados para downloads e uploads. Para isso, foram instaladas no estádio as chamadas antenas MIMO, que podem lidar com múltiplas conexões de dados no mesmo canal de rádio.

O teste de ontem foi aparentemente satisfatório, já que a operadora anunciou que todos os visitantes do Campeonato da Europa - seis jogos decorrem em Dortmund - terão agora ligações móveis estáveis utilizando a nova tecnologia, mesmo na presença das outras 79.999 pessoas.

Além disso, a tecnologia recentemente instalada é caracterizada por um consumo de energia particularmente baixo. Também requer muito pouco espaço, o que é uma vantagem crucial, especialmente quando utilizado num estádio.

Isto estabelece um ponto de exclamação para soluções inovadoras de telefonia móvel, comemora o CEO da 1&1, enquanto os torcedores no estádio estarão mais propensos a comemorar que as más conexões de telefonia celular no Signal Iduna Park serão uma coisa do passado.

 

bvbwild