A Supecopa 2020 entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund será a 21ª edição da competição, e o oitavo encontro entre essas equipes pelo cobiçado troféu. Como a tradicional abertura de uma nova temporada, a Supercopa coloca os campeões da Bundesliga contra os vencedores da Copa DFB. Se, como foi o caso em 2018/19 e 2019/20, a mesma equipe ganhar ambas as competições, então os segundos classificados da liga disputam o jogo.
Este ano será a 14ª participação do Bayern ; os 13 anteriores produziram sete vitórias e seis derrotas. Os vermelhos haviam vencido cada um dos últimos três para encerrar uma série de derrotas de três anos antes da derrota por 2-0 do ano passado no Signal Iduna Park.
O Dortmund joga pela 11ª vez e venceu seis e perdeu quatro das dez partidas realizadas até o momento. O triunfo de 2019 pôs fim a uma série de derrotas consecutivas, ambas em casa com o Bayern.
Desde que o time de Munique dominou a Bundesliga em 2012/13, o BVB venceu três dos cinco encontros da Supercopa. Isso significa que o BVB tem atualmente a vantagem nos Klassikers pela Supercopa, com quatro vitórias a três. O Bayern, porém, tem um incentivo extra para empatar o confronto direto. A equipe de Hansi Flick almeja o quinto troféu em pouco mais de três meses, depois de ter vencido a Bundesliga, a Copa DFB , a Champions League e Supercopa Europeia desde junho.
Robert Lewandowski é o maior goleador da competição com cinco gols. Thomas Müller e Arjen Robben têm três, enquanto Marco Reus e Pierre-Emerick Aubameyang têm dois. Nos clássicos pela Supercopa, todos os cinco lideram as paradas com um par cada.
E o troféu em si? Com 53 centímetros de altura e pouco mais de seis quilos, é composto por uma bola de prata sustentada por dois braços simbólicos - um de prata que representa a Bundesliga Meisterschale e outro de ouro para a Copa DFB, que está avaliada por € 40.000.