No próximo final de semana, a nova temporada na Bundesliga começa e todos os olhos estão voltados para a luta pelo título entre o Borussia Dortmund e o Bayern de Munique. O ícone do Bayern Stefan Effenberg espera novamente um duelo cerrado e vê falhas nos atuais campeões. "Eu vejo problemas no mercado de transferências, que também é perceptível na busca por novos jogadores. Muitos profissionais preferem ir a um clube que joga na mediocridade cinzenta na Inglaterra, ao invés do Bayern, porque eles podem ganhar mais lá", disse o homem de 51 anos em conversa com o" Bild ".
O concorrente Dortmund havia se fortalecido melhor no verão do que o time Munique e poderia chegar ainda mais perto: "Frente eles já estavam na temporada passada, agora com Hazard e Brandt eles têm um poder inacreditável, mas você tem que ficar estável na defesa e foi aí que eles nadaram algumas vezes no ano passado, e Hummels tem um papel central ", diz Effenberg.
O fato de do Bayern ter deixado o defensor ter ido ao rival é "difícil de entender", diz ele e acrescenta: "Por motivos atléticos, eu teria preferido ver Hummels em Munique". Com uma previsão na luta pelo título, o ex-meio-campista, que já foi tricampeão acredita: "Ou o Bayern ou Dortmund", ele brinca: "Será ainda mais emocionante do que na temporada passada".
Em última análise, ele vê uma pequena vantagem para o Bayern: "Eles têm uma qualidade muito alta, o que é quase sempre suficiente para a Bundesliga". Também a situação no Schalke 04 ele analisou. Uma recuperação completa após o acidente na pré-temporada, ele não espera dos azuis reais: "Eu os vejo longe dos lugares europeus." Sobre o rebaixamento, ele não vê riscos. Effenberg vê outros clubes sob uma pressão muito maior: "Para Düsseldorf será difícil, embora eles tenham me inspirado no ano passado, porque eles estavam livres e despreocupados..